Escolas rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP

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Data

2018-02-28

Autores

Silva, Claudinéa Soto da

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo tecer compreensões sobre escolas rurais como espaços formativos, da região de Borebi- SP dos anos 1980. Para tanto, realizamos seis entrevistas com professores que atuaram em escolas rurais na região de Borebi- SP. A partir dessas narrativas de professores, de estudos da literatura e legislações referentes à educação rural, elaboramos uma análise narrativa (de narrativa) na qual problematizamos esses espaços formativos a partir da formação e atuação de professores dessas escolas, sob um ponto de vista historiográfico. Este estudo está vinculado à linha de pesquisa: Projeto “Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil” do grupo GHOEM – Grupo História Oral e Educação Matemática. Os resultados apontaram elementos relevantes que foram tematizados como a formação de professores nestes espaços, a utilização de livros didáticos, a multisseriação, a municipalização do ensino, a urbanização da educação na região de Borebi-SP – uma região de lutas pela reforma agrária. Essa pesquisa é uma contribuição importante e original para a História da Educação Matemática brasileira.
This research had as objective to weave understandings about Rural Schools as formative spaces of the Borebi - SP region of the 1980s. Therefore, we performed six interviews with teachers who acted in rural schools in the Borebi- SP region. From these narratives of teachers, studies of literature and legislation concerning rural education, we elaborate a narrative analysis (narrative) in which we problematize these formative spaces from the formation and performance of teachers of these schools, from a historiographic point of view. This study is linked to the research line: Project "Mapping the Training and Performance of Mathematics Teachers in Brazil" of the group GHOEM - Oral History Group and Mathematics Education. The results pointed out relevant elements that were thematized as the training of teachers in these spaces, the use of textbooks, multiseria, municipalization of teaching, urbanization of education in the region of Borebi-SP - a region of struggles for agrarian reform. This research is an important and original contribution to the History of Brazilian Mathematical Education.

Descrição

Palavras-chave

Educação rural, História oral, Formação de professores, História da educação, História da educação matemática, Rural education, Oral history, Teacher training, History of education, History of mathematics education

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