Evolução de queixas psicológicas e caracterização da clientela de um serviço-escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-03-21

Autores

Gonçalves, Lucas Faria

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Serviços-escola de cursos de Psicologia são espaços de aprendizagem e que cumprem uma função social ao prestar serviços para a comunidade. Conhecer as características da população que procura estes serviços, portanto, é necessário para que este possa se adequar às suas demandas. O presente estudo realizou a caracterização da clientela que procurou atendimento psicoterapêutico em um determinado serviço-escola entre os anos de 2012 e 2016 e levantou as principais queixas apresentadas. Foram consultados os prontuários de todos os inscritos nestes anos para categorizá-los de acordo com suas características sociodemográficas e queixas. Os dados foram computados em uma planilha eletrônica e os resultados encontrados corroboram a literatura na área. Entre o público infantil há a predominância de inscritos do gênero masculino com queixas de não-cumprimento de regras e, entre o público adulto, inscritos do gênero feminino com queixas relacionadas ao relacionamento interpessoal no âmbito familiar. Em todos os anos analisados o maior número dos inscritos para psicoterapia era de adultos, representados em grande parte por estudantes da universidade em que o serviço-escola se encontrava. Houve poucos adolescentes e idosos inscritos e, entre esses públicos, não foi encontrada uma queixa específica que se destacou em todos os anos. Questões relacionadas ao ambiente familiar estiveram presentes entre as principais queixas apresentadas por todos os públicos. Questões de gênero que justificam a predominância masculina na infância e a feminina nas outras faixas etárias entre os inscritos para psicoterapia. Também é apontado como questões específicas relacionadas ao serviço-escola ou à universidade à qual este pertence podem influenciar os dados de uma pesquisa sobre a caracterização de sua clientela, devendo estas serem levadas em consideração ao realizar um estudo deste tipo. Sugerem-se novos estudos que poderiam contribuir para conhecer melhor a população que busca atendimento em serviços-escola.
School-clinics of Psychology courses are learning spaces that play a social role in providing services to the community. Knowing the characteristics of the population that search for these services, therefore, is necessary so that it can adapt to their demands. The present study carried out the characterization of the clientele who sought psychotherapeutic care in a specific school-clinic between 2012 and 2016 and raised the main complaints reported. The records of all those enrolled in these years were consulted to categorize them according to their sociodemographic characteristics and complaints. The data were computed in a spreadsheet and the results found corroborate the literature in the area. Among the children's public, there is a predominance of male enrollees with complaints of non-compliance with rules and, among the adult public, female enrollees with complaints related to interpersonal relationships within the family. In all the years analyzed, the largest number of psychotherapy enrollees were adults, represented in large part by students from the university where the school-clinic was located. There were few adolescents and the elderly enrolled, and among these publics, a specific complaint was not found that stood out in all the years. Issues related to the family environment were among the main complaints presented by all audiences. Gender issues that justify male predominance in childhood and female in other age groups among those enrolled for psychotherapy. It is also pointed out as specific issues related to the school-clinic or the university to which it belongs can influence the data of a research on the characterization of its clientele, and these should be taken into account when conducting a study of this type. We suggest new studies that could contribute to a better understanding of the population that seeks care in school-clinics.

Descrição

Palavras-chave

Clínica-escola, Psicologia, Classificação, População, School-clinics, Psychology, Classification, Population

Como citar