Teses - Ensino e Processos Formativos - FEIS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo comparativo sobre a organização curricular da bioquímica em cursos interdisciplinares de formação de professores de biologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-02-27) Ferreira, Carlos Roberto Cardoso; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação se constitui a partir do seguinte problema de pesquisa: Como a formação em Bioquímica se estrutura na organização curricular de cursos de formação de professores de Biologia que apresentam uma proposta interdisciplinar? A pesquisa tem por objetivo discutir comparativamente a organização curricular da bioquímica em cursos interdisciplinares de licenciatura que habilitem para docência em biologia no ensino médio de duas universidades federais brasileiras. Trata-se de investigação qualitativa, pautada nos pressupostos da educação comparada, guiada pelas fases: descritiva; explicativa; justapositiva; comparativa. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: análises bibliográfica e documental. O estudo apresenta uma contextualização dos condicionantes pedagógicos da formação de professores de biologia no Brasil, considerando, para tanto, os aspectos históricos, culturais, sociais e políticos da criação dos cursos e os aspectos da inserção da bioquímica nestes cursos, considerando marcos e trajetórias da educação em bioquímica, bem como seus aspectos conceituais e epistemológicos. Apresenta também uma caracterização dos arranjos curriculares das universidades Unila e UFABC, bem como uma análise de seus planos de desenvolvimento institucional e projeto pedagógico de cursos. Observou-se que o aspecto interdisciplinar promovido pelos cursos ainda supõe uma relação de disciplinaridade e que a flexibilização do currículo acaba perpetuando suas principais deficiências, como pudemos pressupor para o ensino de bioquímica, que está timidamente presente na organização curricular, permitindo-se questionar se há um aprofundamento dos saberes específicos ensinados. Ainda, embora haja uma preocupação com as questões das sociedades contemporâneas, as disciplinas que trabalham conteúdos de bioquímica não apresentam ementas que contemplem questões sociocientíficas nos cursos investigados.