Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-11-01

Autores

Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
Garbin, Artênio José Ísper [UNESP]
Santos, Karina Tonini dos
Hidalgo, Lídia Regina da Costa
Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. de um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.
This study aimed to investigate the opinions and knowledge on oral health among 2009 graduates in Education at the city of Araçatuba (state of São Paulo). To this end, a semi-structured interview was carried out to address the views of the students about education in oral health and their know-ledge concerning aspects related to tooth decay, to Preventive Dentistry, and Dentistry in early childhood. of a universe of 120 students, 92 (76.6%) agreed to participate in the study. of these, 86.8% of the students believe that the teacher should act as an educator in oral health, and 92.4% consider it important to integrate with healthcare professionals. Nine percent and 34.8%, respectively, provided correct answers about the concepts of dental plaque and cavities. on the appearance of cavities and about the possibility of having healthy teeth for life, 67% and 83.7%, responded correctly, respectively. Graduates in Education have positive opinions regarding Education in Oral Health; however, they have insufficient know-ledge on the subject, particularly considering they will be future teachers and opinion leaders.

Descrição

Palavras-chave

saúde escolar, saúde bucal, educação em saúde, professores, school health, oral health, Education in Health, teachers

Como citar

Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 3, p. 453-462, 2012.