Indígenas, cosmovisão e ensino superior: [algumas] tensões

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Data

2018-05-02

Autores

Orjuela-Bernal, Jorge Isidro [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A intenção desta pesquisa gira em torno das linhas de tensão que emergem entre cosmovisão -assumida como o conjunto de crenças, valores, costumes, modos de ver, pensar, sentir, estar e relacionar-se com o mundo- e o pensamento acadêmico a partir de um cenário composto por indígenas vinculados ao Ensino Superior, neste caso um grupo de estudantes da Universidade Federal de São Carlos. Para isso, leva-se em consideração a experiência de trabalho com comunidades indígenas na Colômbia; são feitas aproximações do pensamento de Foucault e Deleuze para abrir discussões entorno ao Ensino Superior, a [Educação] Matemática e a Etnomatemática, e a permanência de indígenas em cursos universitários; e se faz uso da cartografia, formulada por Gilles Deleuze e Felix Guattari, como uma ferramenta na produção de subjetividades para a abordagem de caminhos, territórios e linhas de força que atravessam tanto a universidade como instituição quanto os indígenas imersos no sistema educacional.
This research intends to approximate us to the tension lines that emerge between the cosmovision -understood as the whole of believes, values, customs, ways of seeing, thinking, feeling, being and relating with the world- and the academic thought, from considering a scenery composed by indigenous people who joined the Higher Education, in this case indigenous students from the Federal University of São Carlos. In this regard, are taken into account previous working experiences with indigenous communities in Colombia; hereby, are considered as reference Foucault’s and Deleuze’s thoughts to broach discussions around the Higher Education, the Mathematical [Education], the Ethnomathematics, the permanence of indigenous students in college courses; is also used the cartography formulated by Guilles Deleuze and Felix Guattari, as a device in the subjectivities production for approach of paths, territories and lines of force that go across both the university, as an institution, and indigenous people immerse in the educational system.

Descrição

Palavras-chave

Educação indígena, Universidade, Subjetividades, Etnomatemática, Cartografia, Indigenous education, University, Subjectivities, Ethnomathematics, Cartography

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