Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-02-27

Autores

Nascimento, Willdson Robson Silva do

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da prática do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem dos fenômenos e conceitos físicos de uma aluna e um aluno com deficiência visual nas aulas de Física, a partir de uma experiência vivenciada na escola. Ressalta-se que, quando se fala em uma educação para todos e todas, remete-se à ideia de dar oportunidades aos alunos e alunas, de acesso e permanência na escola, com as mesmas igualdades de condições, respeitando suas singularidades. Ao se abordar a questão das diferenças, não se remete somente às minorias ou às crianças com necessidades especiais. É muito mais amplo, pois todos nós seres humanos somos únicos, portanto diferentes uns dos outros. Adotou-se como aporte teórico a Mobilização, uma categoria da Relação com o Saber (Charlot, 2000) para a realização da pesquisa. Tendo como questão central: Qual o papel do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem do aluno com deficiência visual no Ensino de Física? Procurou-se refletir sobre o envolvimento em uma atividade que gere sentido, desejo e prazer no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Foram dois alunos participantes, um aluno que tem sua identidade construída no sexo masculino (matriculado no 3º ano do ensino médio) e outra no sexo feminino (matriculada no 3 ano do ensino médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa, tendo como instrumentos de coleta de dados as Observações das aulas, Diário de campo, Balanço do Saber Reorganizado, Entrevista Semiestruturada e a Organização dos Dados, baseados na Análise Descritiva, Gil (2008). Nesse contexto, a pesquisa nos expõe que os efeitos produzidos pelo Goalball nas aulas de física nos estudantes foram: a Mobilização, Pesquisar, Relembrar, Aprender mais facilmente, Resignificar e Entender Melhor sobre os fenômenos e conceitos fisicos apresentados.
The aim of the present work was to understand the effects of Goalball practice in mobilizing the learning of phenomena and physical concepts of students with visual impairment in physics classes. It should be emphasized that when it comes to an education for all, it refers to the idea of giving students opportunities for access and permanence in school, with the same equality conditions, respecting their singularities. When addressing the issue of differences, it does not refer only to minorities or children with special needs. It is much broader, because all human beings are unique, therefore different from each other. Mobilization, a category of Relation with Knowledge (Charlot, 2000), was used as a theoretical contribution to the research. Having as a central question: What is the role of Goalball in the process of mobilizing the learning of students with visual impairment in teaching physics ?, sought to reflect on the involvement in an activity that creates meaning, desire and pleasure in the teaching and learning process of the students. There were two students, one male student (enrolled in the second year of high school) and the other female (enrolled in the third year of high school). It is a qualitative research of the participatory type, having as data collection instruments the observations of the classes, field diary, reorganized knowledge balance, semistructured interview and the organization of data based on the Descriptive analysis, Gil (2008). In this context, the research was exposed on the effects of Goalball in the physics classes in the students by a Mobilization, Searching, Remembering, Learning more easily, Reinforcing and Improving exercises and articles presented.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de física, Goalball, Multidisciplinaridade, Pessoa com deficiência visual, Physics education, Multidisciplinary, Visually impaired person

Como citar