Variações rítmicas e literatura de tradição oral na poesia de Manuel Bandeira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-04-27

Autores

Steinle, Larissa Fernanda [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa propõe o estudo da presença da cultura popular na poesia de Manuel Bandeira, por meio da análise do modo como ritmos de textos criados pelo imaginário popular são incorporados à poesia de autoria do poeta modernista. Sendo assim, partimos inicialmente do levantamento de poemas que evocam explicitamente a literatura popular de tradição oral para, em seguida, analisar os aspectos formais que constituem o nível rítmico dos poemas, visando a sempre estabelecer uma ligação entre aspectos rítmicos e semânticos, ao estudo não apenas da estrutura, mas da função exercida por ela no poema. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica as lições sobre ritmo e análise de poemas presentes em O estudo analítico do poema (2006), de Antonio Candido; os ensinamentos sobre fonologia, expressos por Roman Jakobson, em Seis lições sobre o som e o sentido (1977), dentre outros estudos. Sobre a obra do poeta, Manuel Bandeira, consultamos obras críticas como Humildade, paixão e morte (2009), de Davi Arrigucci Jr. e Manuel Bandeira: verso e reverso (1987), livro organizado por Telê Porto Ancona Lopes. O caráter popular da poesia de Bandeira é abordado por meio de diversos estudos e registros da cultura e da música populares brasileiras realizados por Mário de Andrade e de obras como Literatura oral no Brasil (1984), de Luis da Câmara Cascudo. Foram selecionados seis poemas, distribuídos em quatro livros do poeta, sendo que dentre eles encontramos diferentes tipos de composições populares, sendo elas cantigas infantis, acalantos e orações. Espera-se assim, compreender o papel da cultura popular na obra de Manuel Bandeira.
This research intends to study the presence of the popular culture in Manuel Bandeira’s poetry, through the analysis of the manner in which the rhythms of the texts created by the popular imaginary are incorporated into the modernist author’s works. Thus, we start by the selection of poems that explicitly evoked the popular literature of oral tradition to, in sequence, analyze the formal aspects that constitute the rhythmic level of the poems. In so doing, we seek to establish a connection between the rhythmic and the semantic aspects, in order to study, not only the structure, but also the role it plays in the poem. For this purpose, we use as theoretical basis the lessons about rhythm and poem analysis present in O estudo analítico do poema (2006), by Antonio Candido and the teachings about phonology expressed by Roman Jakobson in Seis lições sobre o som e o sentido (1977), among others. About Manuel Bandeira’s works, we will consult critical works such as Humildade, paixão e morte (2009) by Davi Arrigucci Jr. and Manuel Bandeira: verso e reverso (1987), a book organized by Telê Porto Ancona Lopes. The popular aspect of Bandeira’s poetry is approached through several studies and registers of Brazilian’s popular culture and music by Mário de Andrade, works such as Literatura oral no Brasil (1984), by Luís da Camara Cascudo. We selected six poems distributed among four of the author’s books, among which we find different kinds of popular compositions, like children’s songs, lullabies, prayers, among others. Thereby, we hope to comprehend the role played by popular culture in Manuel Bandeira’s works

Descrição

Palavras-chave

Manuel Bandeira, ritmo, literatura popular, poesia brasileira, literatura modernista, Rhythm, Popular literature, Brazilian poetry, Modernist literature

Como citar