O invisível midiático-social: interfaces folkcomunicativas de personagens populares bauruenses excluídos da mídia hegemônica

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Data

2017-10-24

Autores

Aquino, Henrique Perazzi de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A população marginalizada produz comunicação interativa em um próprio meio de atuação. Esse fato ocorre com técnicas e procedimentos singulares e facilitadores no sentido do exercício dessa ação. A presente pesquisa tem por objetivo investigar os reflexos nas motivações dos procedimentos comunicativos de grupos específicos, considerando resultados relevantes a partir de observações e análises de resultados midiáticos, à luz de possibilidades externas a padrões previamente estabelecidos. O cenário é o da cidade de Bauru, interior de São Paulo, onde foi realizada pesquisa de campo com recorte em três personagens produtores de ações comunicacionais à margem da mídia massiva. A intenção foi a de compreender formas de transformação em notícia midiática, embora, em alguns casos, sem ser esta a intenção inicial. Agregam-se referenciais teóricos no campo da Comunicação, em especial da Folkcomunicação, no sentido de reiterar as possibilidades e estratégias de conquistas de espaços e afirmação de identidades. À guisa de conclusão, coloca-se em pauta questões relacionadas a preconceitos e estereótipos afirmados e reafirmados em práticas midiáticas.
It is assumed that the marginalized population produces interactive communication in its own way. It is verified that this fact occurs with singular techniques, procedures and facilitators in the sense of the exercise of this action. The present research aims to investigate the reflexes in the motivations of the procedures of specific groups, considering relevant results from observations and analysis of mediatic results, in light of possibilities outside the previously established standards. The scenario is the city of Bauru, in the interior of São Paulo, where a field research was carried out with a cut in three characters that produce communication actions on the margins of the mass media. The intention was to understand forms of transformation in news media, although in some cases, this is not the initial intention. Theoretical references are added in the field of Communication, especially Folkcommunication, in order to reiterate the possibilities and strategies of space conquests and affirmation of identities. As a conclusion, issues related to prejudices and stereotypes affirmed and reaffirmed in media practices are put forward.

Descrição

Palavras-chave

Invisibilidades, Inclusão social, Mídia impressa, Comunicação, Folkcomunicação, Invisibilities, Social inclusion, Newspapers, Communication, Folkcomunication

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