Con anima: instalações pianísticas : proposta artística na interface artes visuais e interpretação musical

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-07-21

Autores

Agazzi, Anna Claudia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Beginning with works from the piano repertoire, this work attempts to expand the traditional limits of piano interpretation and discusses conventions related to the performance and dissemination of concert music. It proposes the review of the role of the pianist as interpreter and disseminator of works. It reflects upon the concept of repertoire and its importance in the conception of musical interpretation and establishes parallels with curation in visual arts. Experiences are developed in art installations through the interface of musical interpretation and visual arts. The installations which result from the artistic experiences where initially conceived for the Morumbi Chapel (Capela do Morumbi), situated in São Paulo. The piano works that originate the installations are works by Ottorino Respighi, J.S. Bach, Robert Schumann, Frédéric Chopin, Alexander Scriabin and Maurice Ravel, performed at the piano by Anna Claudia Agazzi. Among the visual references are works of filmmaker Gilberto Rossi, handcrafts of the Tukano peoples and works of Eugène Delacroix
Partindo de obras do repertório pianístico, o trabalho experimenta expandir os limites tradicionais da interpretação ao piano e discute convenções relativas à interpretação e à difusão da música de concerto. Propõe rever o papel do pianista enquanto intérprete e difusor da obra. Apresenta reflexão quanto ao conceito de repertório e sua importância na concepção da Interpretação Musical e estabelece paralelos com a curadoria nas Artes Visuais. Os experimentos desenvolvem-se em instalações artísticas na interface Interpretação Musical e Artes Visuais. As instalações que resultam dos experimentos artísticos foram inicialmente concebidas para a Capela do Morumbi, situada em São Paulo. As obras pianísticas que originam as instalações são composições de Ottorino Respighi, J.S. Bach, Robert Schumann, Frédéric Chopin, Alexander Scriabin e Maurice Ravel,interpretadas ao piano por Anna Claudia Agazzi. Entre as referências visuais encontram-se obras do cineasta Gilberto Rossi, artesanato dos povos Tukano e obras de Eugène Delacroix

Descrição

Palavras-chave

Art and music, Musica - Interpretação (Fraseado, dinamica, etc.), Piano - Desempenho, Música - Execução, Arte e música

Como citar

AGAZZI, Anna Claudia. Con anima: instalações pianísticas : proposta artística na interface artes visuais e interpretação musical. 2015. 105 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.