O ensino de história como possibilidade ou instrumento para construção de uma educação transformadora

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Data

2015-11-27

Autores

Figueiredo, Aurimar de Freitas [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study is a qualitative educational research, which will be drawn profiles of students, teachers and schools in the state schools of the city of Barretos, SP, focusing primarily on the detection of experiences successful and unsuccessful, its reasons and consequences from the implementation of the history curriculum Secretariat of State of Education of São Paulo (SEEP) (2008 to 2014), as well as learning assessment practices carried out by the school teachers. It also aims to analyze the teaching of history in Barretos in the light of the studies, the results of external assessments and indicators School Performance Evaluation System of the State of São Paulo (SARESP) and Development Index of the State of Education of São Paulo (IDESP) contained in the Secretariat reports (2008 to 2014) as well as make their analysis from the implementation of Curriculum for History. The high school currently has conquered its space, and with the enactment of Law 12,796 / 2013 which amended the Law 9394 / 1996- Law of Directives and Bases of Education, this level of education became mandatory. In addition to rethink ways of being motivated professionals working in the field through continuing education and also, an increase of fees in accordance performance and interest. Motivating teachers is a way to improve the quality of education because they have to be encouraged so that the area will not become increasingly scarce professionals to work in order that the quality of education depends on good staff work. In this context, the search for improvements to education have the example of the state of São Paulo, through the Department of Education implemented the Curriculum Proposal, in order to universalize education and make it accessible to everyone and also made this proposal as a form of a curriculum to be applied in all state schools in São Paulo, but it is noticeable that the results were not satisfactory
O presente trabalho consiste numa pesquisa educacional qualitativa, onde serão traçados os perfis dos alunos, professores e escolas da rede estadual de ensino do município de Barretos-SP, focando principalmente na detecção das experiências bem e malsucedidas, suas razões e consequências a partir da implantação do currículo de História da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEESP) (2008 a 2014), bem como das práticas de avaliação da aprendizagem realizada pelos professores da rede. Também pretende-se analisar o ensino de História em Barretos à luz dos estudos realizados, dos resultados das avaliações externas e seus indicadores do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) constantes nos relatórios da Secretaria (2008 a 2014), bem como fazer análise dos mesmos a partir da implantação do Currículo de História. O Ensino Médio atualmente conquistou seu espaço, e, com a promulgação da Lei n. 12.796/2013 que modificou a Lei n. 9394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, esse nível de ensino tornou-se obrigatório. Além de repensar formas de estar motivando os profissionais que atuam na área, através da formação continuada e também, com aumento de remunerações de acordo seu desempenho e interesse. Motivar os professores é uma forma de melhorar a qualidade da educação, pois eles têm que ser incentivados para que a área não venha a ficar cada vez mais escassa de profissionais para atuar, visando que a qualidade da educação depende do trabalho de bons profissionais. Dentro desse contexto, na busca de melhorias para educação temos como exemplo o estado de São Paulo, que através da Secretaria da Educação, implantou a Proposta Curricular, com a finalidade de universalizar o ensino e torná-lo acessível a todos e também tornou essa Proposta como forma de um currículo para...

Descrição

Palavras-chave

Social Service, Serviço social, História - Estudo e ensino - Brasil, Ensino - Curriculos, Educação - Barretos (SP), Escolas públicas - São Paulo (Estado)

Como citar

FIGUEIREDO, Aurimar de Freitas. O ensino de história como possibilidade ou instrumento para construção de uma educação transformadora. 2015. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), 2015.