Um perfil formativo, técnico-acadêmico e profissional dos egressos do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência/FC UNESP [1997-2014]

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-02-20

Autores

Audi, Amanda Godoi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp/Bauru. A questão a ser respondida é _Qual é o perfil formativo, técnico-acadêmico e profissional dos egressos do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp/Bauru?. O objetivo geral é traçar um perfil formativo, técnico-acadêmico e profissional de pesquisadores da Área de Ensino de Ciências, utilizando como foco de pesquisa o PPGEC, tendo como amostra os mestres formados no período de 1997 a 2014 e os doutores, formados de 2003 a 2013, sendo um total de 494 egressos. Os dados foram levantados em relatórios disponibilizados pela Seção de Pós-graduação; em artigos científicos publicados; em legislações; e, aqueles relativos aos sujeitos, foram obtidos a partir das informações contidas no currículo Lattes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com as bases cienciométricas; e para analisar estes dados que foram utilizados princípios da estatística descritiva. O que se pode constatar, de modo geral, é que o perfil dos egressos é majoritariamente feminino, com maiores índices no mestrado que no doutorado. Os egressos que mais buscaram o programa eram graduados em 37,2% Ciências Biológicas; 21,4% Física; 14,1% Matemática; 9,3% Química; e 4,2% Pedagogia, desde 1997 até 2014 e que a maior parte destes atuam em Universidades e Faculdades públicas após a conclusão do curso.
This research has as object of study the Graduate Program in Education for Science of Unesp / Bauru. The question to be answered is _ What is the educational, technical-academic and professional profile of the graduates of the Graduate Program in Education for Science of Unesp / Bauru ?. The general objective is to draw a technical, academic and professional profile of researchers from the Science Teaching Area, using as a research focus the PPGEC, having as a sample the masters trained in the period from 1997 to 2014 and the doctors graduated in 2003 to 2013, with a total of 494 graduates. The data were collected in reports made available by the Postgraduate Section; published scientific articles; in legislation; and those related to subjects were obtained from the information contained in the Lattes curriculum. It is a quantitative research, with the scientometric bases; and to analyze these data we used principles of descriptive statistics. What can be seen, in general, is that the profile of graduates is mostly female, with higher rates in the masters than in the doctorate. The graduates who more sought the program were graduated in 37.2% Biological Sciences; 21.4% Physics; 14,1% Mathematics; 9.3% Chemistry; and 4.2% Pedagogy, from 1997 to 2014 and that most of them work in public universities and colleges after the conclusion of the course.

Descrição

Palavras-chave

Perfil formativo, Técnico-acadêmico e profissional de egressos, Programa de Pós-graduação, Educação para a Ciência, Formative profile, Technical-academic and professional of graduates, Postgraduate program, Education for Science

Como citar