Avaliação de métodos de ensino do desenho de observação na graduação de design: proposta de desenho por geometria, grade e desconstrução (GGD) e pontilhismo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-06-19

Autores

Silva, Luiz Carlos Teixeira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa verificou se os problemas enfrentados por alguns alunos de curso superior de Design ao desenhar, podem ser solucionados ou amenizados por técnicas que melhoram a capacidade representativa no desenho de observação. Inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, o desenho foi explorado como manifestação artística e ferramenta projetual, abordando seu conceito, taxonomia, ensino, sua contribuição para o Design e alguns dos problemas comuns que as pessoas enfrentam. Em seguida, por meio de pesquisa experimental, foi aplicada uma metodologia com os materiais para desenho de observação e de coleta de informações, utilizando duas técnicas na produção de desenhos lineares e tridimensionais. Essa pesquisa se destinou a contribuir com o desenho de observação e a forma como é ensinado, com foco especial em estudantes de Design com deficiência na prática do desenho e nos problemas ocorridos em disciplinas de desenho de observação. Os resultados indicaram melhoria significativa nos resultados dos desenhos com o emprego de duas técnicas auxiliadoras.
The present research sought to verified if the problems faced by some students of graduation in Design can be solved or ameliorated by techniques that improve the representative capacity in the drawing of observation. Initially, through a bibliographic research, the drawing was explored as an artistic manifestation and a project tool, approaching its concept, taxonomy, teaching, its contribution to Design and some of the common problems that people face. Then, through an experimental research, a methodology was applied with materials for observation design and information collection, using two techniques in the production of linear and three-dimensional drawings. This research was intended to contribute to the observation design and the way it is taught, with a special focus on Design students with a disability in the practice of drawing and the problems that have occurred in observation drawing discipline. The results indicated a significant improvement in the results of the drawings with the use of two auxiliary techniques.

Descrição

Palavras-chave

Design, Desenho, Metodologia, Graduação, Desenho de observação, Design, Drawing, Methodology, Graduation, Observational drawing

Como citar