Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-07-02

Autores

Silva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar.
The present work investigates the relationship between the dramatics and education from the proposal of reformulation of some thematic expedients (of organization and creation related to the historical subject theater group of the city of São Paulo) for the art classes given in the school of primary education of the City Hall of Guarulhos Manuel Bandeira. This school has attempted to promote in it's, daily the protagonism of the student and develop the "Democratic Management" that is in vogue. It is a qualitative and praxis research that proposes the approximation between the rehearsal room and the teaching room as a possibility of a aesthetical-pedagogic experience of significance to the involved. In addition, in consonance with circumscript contexts, this work aims to investigate and experience the development of the learning processes horizontalized and humanized inside the teaching institution.

Descrição

Palavras-chave

Teatro, Teatro de grupo, Metodologia de criação teatral, Theater, Educação básica, Primary education, Group theater, Theatrical creation methodology

Como citar