Elaboração de experimentos de robótica voltados para alunos do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-11-25

Autores

Ferreira, Matheus de Felippe [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The extensive contact with intelligent electronic appliances and the massive implementation of the Internet of Things made children, from very premature ages, interact with those devices more and more oftenly, affecting from habits and tastes to new ideas and concepts absorption readiness. An increasing movement in the global scope is the integration of technological learning with core academic subjects, so the students can put their knowledge to the test, fostering their logical reasoning and stimulating the interest in Maths, where lots of students find themselves discouraged in face of more complex problems. This work aims to propose a robotics course material for high school students, so that it contains the most critical electronics and programming concepts, in an easy to understand platform, using basic electronic material available in the national market, and with befitting workload in order to not compromise other educational subjects, making students understand how electronic devices around them work and, in the long term, contributing to the development of more complete and flexible professionals in the job market
O extenso contato com aparelhos eletrônicos inteligentes e a implementação massiva da chamada Internet das Coisas fez com que crianças, desde idade bem prematuras, interagissem com tais aparelhos cada vez mais frequentemente, influenciando desde seus hábitos e gostos até a predisposição a absorver novos conceitos e ideias. Um movimento crescente no cenário global é a integração do aprendizado tecnológico juntamente com as matérias obrigatórias do ensino, de forma a fazer com que os estudantes ponham em prática os conhecimentos obtidos nas aulas, fomentando o raciocínio lógico e estimulando o interesse nas matérias de exatas, onde muitos estudantes encontram-se desencorajados diante de problemas mais complexos. O presente trabalho visa propor um material de um curso de robótica para alunos de ensino médio, podendo ser adaptado para demais faixas etárias, de forma que o mesmo aborde os temas e conceitos de eletrônica e programação mais críticos, em uma plataforma de fácil compreensão, usando materiais eletrônicos básicos disponíveis no mercado nacional e com carga horária condizente para não comprometer o ensino das demais disciplinas, fazendo com que os alunos compreendam o funcionamento de dispositivos eletrônicos que o circundam e, ao longo prazo, contribuindo para a formação de profissionais mais completos e flexíveis para o mercado de trabalho

Descrição

Palavras-chave

Robotica, Eletronica, Educação, Ensino médio, Robotics

Como citar

FERREIRA, Matheus de Felippe. Elaboração de experimentos de robótica voltados para alunos do ensino médio. 2016. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.