Estudo da estabilidade em vôo de um alvo aéreo rebocado por uma aeronave mãe

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Data

2016-11-08

Autores

Lama, Luis Fernando Marcondes Garzon [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

With the improvement necessity of aerial weaponry, it's necessary to do tests against motion targets. This work consists in the stability study of an aerial target towed by an airship in a longitudinal plane. To accomplish that, cable towed body movement equations were deducted using a three degrees of liberty model (horizontal, vertical and degree of pitching), having as hypothesis: the airship is enough distant from the target that doesn't influence the flow on the body; the body mass is much lesser than the airship that doesn't interfere on the plane's flying. Next was discussed conditions for stability and for the body equilibrium. In the end of this work, was studied the dynamic behavior of the target, solving numerically the motion equations
Com a necessidade de aperfeiçoar a precisão de armamentos aéreos, é relevante realizar ensaios de tiros contra alvos em movimento. Este trabalho de graduação consistiu no estudo da estabilidade de um alvo aéreo rebocado próximo a uma aeronave em um plano longitudinal. Para isso, foram deduzidas as equações do movimento de um corpo sendo rebocado por meio de um cabo utilizando um modelo com três graus de liberdade (horizontal, vertical e ângulo de arfagem), tendo como hipóteses: a aeronave está suficientemente distante do alvo de forma a não influênciar no escoamento sobre o corpo; a massa do alvo é muito menor que a da aeronave, de tal forma a não interferir no voo desta última. Em seguida, foram discutidas as condições para a estabilidade do alvo e de equilíbrio do corpo. Por fim, estudou-se o comportamento dinâmico do alvo aéreo, resolvendo numericamente as equações do movimento

Descrição

Palavras-chave

Aeronaves, Aerodinamica, Estabilidade dos aviões, Stability of airplanes

Como citar

LAMA, Luis Fernando Marcondes Garzon. Estudo da estabilidade em vôo de um alvo aéreo rebocado por uma aeronave mãe. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.