Estudo da resistência à fadiga da junta soldada de um aço LHR 355 aplicado na lança de guindaste offshore

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-12

Autores

Santos, Ray Barbosa dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Currently there is a tendency to build larger and larger structures, this has led engineers, designers and builders to employ increasingly resistant steels to prevent the use of increasingly heavy structures. These considerations do not apply to the case of fixed structures, but especially in mobile structures, and in the case of this work in the offshore equipment. For such application materials are used that possess mechanical characteristics that provide strength and ductility, as well as resistance welding process. The main objective of this work is a study of the mechanical properties of the base material and weld by MIG / MAG of a steel tube LHR 355 cranes used in offshore oil and gas drilling platforms. All specimens were obtained in accordance with ASTM E466 and ASTM E8M. The result obtained in the tensile test showed relatively high yield strengths, and compared with the maximum stresses, it can be said that the steel LHR 355 presents an increased capacity limit of mechanical strength through work hardening mechanism. The hardening cause changes in the mechanical properties of the material. It was performed Fatigue testing on 11 specimens consisting of the base material and 13 specimens of the weld region. It is noticed that the soldiers bodies withstand a voltage (in MPa) lower than the base material. It can be said that it is through employee heat that increases the fragility of the material. But also out a less steep drop in fatigue strength compared to the fatigue strength on the specimen base material in the order of 105 cycles. According to LHR 355 steel analysis can say that it is a suitable steel and right choice, thanks to its chemical composition has excellent toughness and weldability for the application suggested by its characteristics presented and proven by tests
Atualmente existe a tendência à construção de estruturas cada vez maiores e isso tem levado os engenheiros, projetistas e construtores a empregar aços cada vez mais resistentes para evitar o uso de estruturas cada vez mais pesadas. Essas considerações não se aplicam somente ao caso de estruturas fixas, mas principalmente em estruturas móveis, e no caso deste trabalho nos equipamentos offshore. Para tal aplicação são utilizados materiais que possuam características mecânicas que ofereçam resistência e ductilidade, além da susceptibilidade aos processos de soldagem. O principal objetivo deste trabalho consiste em um estudo sobre as propriedades mecânicas do material-base e da junta soldada pelo processo MIG/MAG de um tubo de aço LHR 355 utilizado em Guindastes Offshore de plataformas de prospecção de petróleo e gás. Todos os corpos de prova foram obtidos em conformidade com as normas ASTM E466 e ASTM E8M. Os resultados obtidos nos ensaios de tração apresentaram tensões de escoamento relativamente altas, e comparando-se com as tensões máximas, pode-se afirmar que o aço LHR 355 apresenta uma capacidade limite de aumento de resistência mecânica através de mecanismo de encruamento. O encruamento causa modificações nas propriedades mecânicas do material. Foi realizado o ensaio de fadiga em 11 corpos de prova constituídos do material base e 13 corpos de prova da região da junta soldada. Percebe-se que os corpos soldados resistem a uma tensão (em MPa) menor que o material base. Pode-se afirmar que isso se dá pelo calor empregado que aumenta a fragilidade do material. Porém observa-se também uma queda menos brusca na tensão de resistência à fadiga se comparada à do corpo de prova do material base, na ordem dos 105 ciclos. De acordo com as análises do aço LHR 355 pode-se dizer que ele é um ...( Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Aço - Fadiga, Guindastes, Gás, Petróleo, Steel Fatigue

Como citar

SANTOS, Ray Barbosa dos. Estudo da resistência à fadiga da junta soldada de um aço LHR 355 aplicado na lança de guindaste offshore. 2014. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2014.