Estabilidade de taludes por meio de análise cinemática e classificação de maciços rochosos ao longo da rodovia Governador Mário Covas (BR 101), município de São Sebastião - SP

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Data

2016-11-21

Autores

Severino, Pedro Rafael Aporta [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study focuses on using the kinematic analysis and mass classification methods to investigate points that have geotechnical problems and can generate accidents along the highway Governador Mario Covas (BR 101) between km 115 and 121, at the city of São Sebastião - SP. The kinematic analysis and the geomechanical classifications of rock masses are important tools for understanding the structure and the geotechnical behavior of the rock in relation to the constructions and mining, such as tunneling, galleries, highways and excavations. These tools should be used in the early stages of projects to complement the investigation, providing essential information to resolve problems in the future. However, they are also used in later stages, being helpful in maintaining and containment of the structures, especially on highways where the flow of people and products is high and the problems in case of accidents can be huge. Thus, when the geotechnical problems are identified from the beginning, the works to contain are simple and economic, differently from when there is an accident that involves interdiction area, traffic disruption, removal of the materials, in addition to personal injury and property damage. This study was based on the mass classification methods basic RMR and Q-system, the kinematic analysis, and the degree of rock fracturing. The field area shows geologic and geotechnical characteristics that alow the division of area into two portions (North and South), being the North part with main potential to planar and wedge sliding, and the South part to rockfall. Some points need a special attention, as those shown a bigger alteration degree of the rock and soil sliding. The geothecnical problems found can be resolved by containment measures, as anchored wall, rockfall drape, attenuator barriers, soil nailing, and crib wall
Esse trabalho foca em usar a análise cinemática e métodos de classificação de maciço para investigar pontos que possuem problemas geotécnicos e que possam gerar acidentes ao longo da rodovia Governador Mário Covas (BR 101) entre os km 115 e 121, no município de São Sebastião - SP. A análise cinemática e as classificações geomecânicas de maciços rochosos são ferramentas importantes para a compreensão da estrutura e do comportamento geotécnico da rocha em relação às obras de engenharia e mineração, como túneis, galerias, rodovias e escavações. Essas ferramentas devem ser usadas nas fases iniciais dos projetos para complementar a etapa de investigação, fornecendo informações essenciais para a tomada de decisões no futuro da obra. No entanto, também são usadas em etapas posteriores da conclusão da obra, sendo úteis na manutenção e contenção das estruturas, principalmente nas rodovias onde o fluxo de pessoas e mercadorias é alto e os problemas em caso de acidentes podem ser grandes. Assim, quando os problemas geotécnicos são identificados desde o início, as obras para contenção são simples e econômicas, diferentes de quando há um acidente que envolve interdição da área, interrupção do tráfego, remoção dos materiais, além de danos pessoais e materiais. O trabalho foi elaborado segundo os métodos de classificação geomecânica RMR básico e Sistema-Q, análise cinemática das estruturas geológicas e grau de fraturamento da rocha. A área de estudo apresenta características geológicas e geotécnicas que permitiram a divisão em dois domínios distintos (Norte e Sul), sendo a parte Norte com potencial principalmente para deslizamentos planares e em cunha, e a parte Sul para tombamento de blocos. Alguns pontos requerem maior atenção, como os que apresentam maior grau... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Mecânica do solo, Mecânica de rochas, Taludes em rocha, Soil mechanics, Rodovia Governador Mário Covas, São Sebastião (SP)

Como citar

SEVERINO, Pedro Rafael Aporta. Estabilidade de taludes por meio de análise cinemática e classificação de maciços rochosos ao longo da rodovia Governador Mário Covas (BR 101), município de São Sebastião - SP. 2016. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Geologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2016.