Reabilitação do casarão da Família Guedes: complexo de indústrias têxteis São Martinho, Tatuí-SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-02

Autores

Alves, Malena Rodrigues [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Tatuí, uma cidade do interior do Estado de São Paulo, uma das pioneiras no processo industrial têxtil do séc. passado. Com a decadência dessa economia, a cidade no geral, mas principalmente seu centro ficou repleto de grandes galpões abandonados, atualmente em processo de degradação. Um dos complexos mais interessantes é o da Companhia de Fiação e Tecelagem São Martinho, inaugurada em 1881, que é constituído pela fábrica de tecelagem São Martinho, um casarão e casas de operários, próximo ao antigo centro cívico da cidade. Este complexo teve grande importância na formação da cidade, foi tombado pelo órgão de patrimônios municipais e pelo CONDEPAAHT (Processo: 31877/94, Tombamento: Res. SC 31 de 30.10.2007, Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 358, p. 97, 12/03/2008). Portanto o presente Trabalho Final de Graduação tem por objetivos: a documentação histórica, fotográfica, métrica e do estado de conservação dos materiais do casarão Guedes, e elaboração do projeto de reabilitação e de sua ambiência

Descrição

Palavras-chave

Patrimonio historico - Tatuí (SP), Arquitetura - Conservação e restauração, Edificios historicos - Conservação e restauração - Tatuí (SP)

Como citar

ALVES, Malena Rodrigues. Reabilitação do casarão da Família Guedes: complexo de indústrias têxteis São Martinho, Tatuí-SP. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.