Uma breve análise da interlíngua dos estudantes de língua espanhola do Centro de Línguas da UNESP - Araraquara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-01-18

Autores

Caires, Paula Regina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

En este trabajo son abordadas las cuestiones que envuelven el proceso de Interlengua (Selinker, 1972; Durão, 2007) durante el aprendizaje de lenguas extranjeras. Además de eso, algunos aspectos teóricos que basan este trabajo pasan por los conceptos de Competencia Comunicativa (Hymes, 1972), errores (Corder, 1967), entre otros, como la noción de Competencia Comunicativa, Nivel Lexical y Gramatical de la lengua, Estrategias Lingüísticas y de Aprendizaje y Fosilización. Los objetivos giran alrededor del análisis de la Interlengua de los estudiantes de lengua española II del Centro de Lenguas da FCLAr, buscando explicar cómo ocurre este proceso, cómo el mismo evoluciona y de qué forma un profesor de lengua extranjera debe y puede trabajar con tales cuestiones. Los aspectos relativos a la Interlengua son analizados partiendo del análisis de las producciones escritas elaboradas por los alumnos de Español II del Centro de Lenguas de la Facultad de Ciencias y Letras (UNESP) de Araraquara/SP, que tuvieron como tema general la Educación en Brasil. De una forma general, se verificó que los estudiantes analizados utilizan distintas estrategias lingüísticas y de aprendizaje en sus redacciones, principalmente referentes a la interferencia de elementos de la lengua materna hasta la lengua extranjera. Además de eso, ha sido observado, que durante el proceso de Interlengua, los alumnos mantuvieron algunos errores cometidos en el inicio del aprendizaje, pero al mismo tiempo presentaran una evolución en el proceso. Como se espera que este estudio sirva de documento no sólo para alumnos, sino también para profesores e investigadores, también, partiendo de este análisis, han sido comentados algunos medios del docente trabajar en sala de clases las cuestiones relacionadas a las dificultades de los alumnos, considerando no sólo las particularidades y el perfil de cada estudiante... (Resumen completo clicar acceso eletrônico abajo)
Neste trabalho abordam-se questões que envolvem o processo de Interlíngua (Selinker, 1972; Durão, 2007) durante o aprendizado de uma língua estrangeira. Além disso, alguns aspectos teóricos que embasam este trabalho passam pelos conceitos de Competência Comunicativa (Hymes, 1972), erros (Corder, 1967), entre outros. Os objetivos deste trabalho giram em torno da análise da Interlíngua dos estudantes de língua espanhola II do Centro de Línguas da FCLAr, buscando explicar como se dá este processo, como o mesmo evolui e de que forma um professor de língua estrangeira deve e pode lidar com tais questões. Os aspectos relativos à Interlíngua são analisados a partir da análise das produções escritas elaboradas pelos alunos de Espanhol II do Centro de Línguas da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP) de Araraquara/SP, que tiveram como tema geral a Educação no Brasil. De uma forma geral, verificou-se que os estudantes analisados utilizam distintas estratégias linguísticas e de aprendizagem em suas redações, principalmente referentes à interferência de elementos da língua materna à língua estrangeira. Além disso, foi observado que, durante o processo de Interlíngua, os alunos mantiveram alguns erros cometidos durante o princípio da aprendizagem, mas ao mesmo tempo apresentaram uma evolução no processo. Como esperase que este estudo sirva de documento tanto para alunos quanto para professores e pesquisadores, também, a partir desta análise, foram comentados alguns meios do docente trabalhar em sala de aulas as questões relacionadas às dificuldades de cada aluno, levando em consideração as particularidades e perfis de cada estudante, além de seus imaginários de língua, um dos elementos responsáveis pela criação de algumas das estratégias analisadas

Descrição

Palavras-chave

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Centro de Ensino de Línguas, Interlingua (Aprendizagem de linguas), Lingua espanhola, Interlanguage (Language learning)

Como citar

CAIRES, Paula Regina. Uma breve análise da interlíngua dos estudantes de língua espanhola do Centro de Línguas da UNESP - Araraquara. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2017.