Mapeamento de estudos brasileiros sobre a influência do método Pilates no tratamento de alterações posturais em crianças, adolescentes e jovens adultos

Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Moraes, Maureen Chayene de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No Brasil, estima-se que 70% dos jovens entre 5 e 14 anos de idade possuem ou vão adquirir algum dia uma alteração postural. Assim, os fatores que causam problemas de postura em 80% dos adultos têm início na infância, e consolidação na adolescência. Os fatores apontados como responsáveis desse cenário podem ser influenciados pela postura inadequada durante a execução das atividades de vida diária, como as vivenciadas no ambiente escolar com o uso de mochilas pesadas, posição sentada por longos períodos de tempo e em mobiliários inadequados, sedentarismo, entre outros. Para o tratamento de problemas posturais é indispensável o reconhecimento precoce, correção das posturas existentes e prevenção do progresso do mesmo. Uma das alternativas de tratamento é a prática do Método Pilates, que acarreta benefícios sobre a flexibilidade global, o alinhamento postural, a coordenação motora, além do aumento da força muscular, o que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural. Portanto, este estudo objetiva identificar os estudos produzidos no cenário nacional e internacional acerca da utilização do Método Pilates e sua influência no tratamento de alterações posturais em crianças, adolescentes e jovens adultos. Foi realizada uma revisão da produção deste conhecimento em teses, dissertações e artigos em periódicos nacionais e internacionais com os seguintes descritores e variações destes: Método Pilates, Alterações Posturais, crianças, adolescentes, jovens adultos. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Pubmed, Pathernon, Science Direct e SportsDiscus. Como resultados foram encontrados 40 artigos, entre os 20 recuperados, apenas 18 apresentam as características importantes para esse estudo. Dessa forma pode-se perceber o baixo ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Pilates, Método, Postura humana, Criança, Adolescentes, Jovens

Como citar

MORAES, Maureen Chayene de. Mapeamento de estudos brasileiros sobre a influência do método Pilates no tratamento de alterações posturais em crianças, adolescentes e jovens adultos. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.