O mapeamento das manifestações da criatividade nas práticas corporais da educação física

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Data

2016

Autores

Saito, Guilherme de Souza [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The purpose of this study was to demonstrate how creativity can be an object to be explored in Physical Education. Creativity is a theme that challenges several research areas, mainly because of its complexity. In general, creativity is linked to people with some talent, as a gift or even a gift from heaven. In this study there is a confrontation over creativity and how it is expressed within the body practices. After some scientific evidence is deduced that individuals who have a motor repertoire from either dance, sport or even fighting, have higher rates of creativity. Then, creativity may be considered as skill, and it is capable to be trained. The fundamental concept of creativity is to produce a new and a useful solution for any situation or problem. Studies involving people who practice physical activities showed the manifestation of creativity is not present in any type of sports, but mainly those that allow the autonomy of an individual and the practice itself has an objective goal. The comparison between the professionals and the non-professionals in the studied areas shows that the professionals show higher levels of creativity than the nonprofessionals. However, in the current academic world scenario, little evidence has been found regarding the expression of creativity in bodily practices. Creativity in teaching is widely discussed in academia but little applied. It is possible that there is a lack of theoretical and practical support to educators, and they have little or no experience to stimulate the creative expression of individuals. Finally, the present study raises the possibility of taking advantage of the dynamics of the corporal practices as a strand to exercise the creativity and the improvement of personal and / or professional competences
O presente estudo busca demonstrar a possibilidade da expressão da criatividade como temática a ser explorada na Educação Física. Criatividade é um tema que desafia estudiosos de qualquer área científica, tendo em vista a complexidade do tema. Em geral, a criatividade está ligada às pessoas com algum talento, como um presente ou até mesmo uma dádiva divina. No presente busca-se mapear conceitualmente a criatividade e como a mesma é expressa dentro das práticas corporais. Evidências científicas apontam que indivíduos com repertório motor proveniente, por exemplo, da dança, esporte ou até mesmo luta, apresenta maiores índices de criatividade. A criatividade pode ser considerada como habilidade, e portanto, passível de treinamento. O conceito fundamental de criatividade é gerar uma solução nova e útil diante de uma situação ou problema. Estudos envolvendo praticantes de atividade física mostraram que a manifestação da criatividade é mais evidente em atividades que permitem certo grau de autonomia e apresentam objetivos bem definidos. Uma comparação entre amadores de modalidades esportivas e os praticantes especialistas, é que os especialistas demonstram uma grande expressão de criatividade. Contudo, no cenário atual do mundo acadêmico poucas evidências foram encontradas com relação à expressão da criatividade em práticas corporais. A criatividade no ensino é amplamente discutida no meio acadêmico, mas pouco aplicada. É possível que falte subsídios teórico e prático no tema aos educadores, além disso, apresentam pouca ou quase nenhuma experiência para dinamizar a expressão criativa dos indivíduos. Finalmente, o presente estudo levanta a possibilidade de aproveitar as dinâmicas das práticas corporais como uma vertente para exercitar a criatividade e o aperfeiçoamento de competências pessoais e/ou profissionais

Descrição

Palavras-chave

Psicologia educacional, Criatividade, Educação fisica, Esportes

Como citar

SAITO, Guilherme de Souza. O mapeamento das manifestações da criatividade nas práticas corporais da educação física. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.