Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo

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Data

2016

Autores

Mendonça, Camila Nunes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No Brasil, com o golpe de estado de 1937, iniciou-se um período ditatorial conhecido como Estado Novo. Nesta nova conjuntura política imposta no país, ocorreram intervenções do estado em diversos setores da sociedade. No âmbito educacional foi promulgada a Reforma do Ensino Secundário decretada por Gustavo Capanema, então responsável pelo Ministério da Educação e Saúde durante o Estado Novo. A pesquisa buscou compreender a ideologia que permeava esta reforma educacional, evidenciando qual o ideal de sociedade se pretendia alcançar e a função destinada a educação para a formação dos cidadãos em um regime ditatorial. Serão analisadas as influências externas e os motivos que culminaram com a exaltação do patriotismo e a presença militar na educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi bibliográfica

Descrição

Palavras-chave

Ensino médio, Canto orfeonico, Militares, Education, Secondary

Como citar

MENDONÇA, Camila Nunes. Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.