Análise do uso de jogos digitais no ensino de geografia: uma experiência na Escola Estadual Professora Josepha Cubas da Silva, Ourinhos/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Bassan, Jéssica [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work aimed to propose a different approach to the teaching of Geography with respect to the cognitive knowledge of the interpretation of maps using cartographic representations derived from digital games. In the first instance a questionnaire was applied to know the degree of difficulty of the students in the reading of a map, and from this investigation it was verified that the students presented difficulties, mainly, to remove information from the map and in the reading of the cardinal points. In the second moment, a proposal of didactic material was presented using the cartographic projection found in digital games, together with the teacher responsible for the 9th grade Geography classes, of the school E. E Professor Josepha Cubas da Silva, located in the municipality of Ourinhos/SP. At this stage it was analyzed that the students, for the most part, were able to extract the information from the game map to answer the questions of the final questionnaire. At the final moment we tabulated the results found during this research. The methodology used was based on the bibliographic research that is pertinent to the discussion about the proposed theme and the action research that consists of the empirical part of the work done in the classroom and production of didactic material used in the classroom
Este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem diferente do ensino de Geografia no que diz respeito ao conhecimento cognitivo da interpretação de mapas utilizando representações cartográficas provindas de jogos digitais. Em primeira instância foi aplicado um questionário para conhecer o grau de dificuldade dos alunos perante a leitura de um mapa, e a partir dessa investigação verificou-se que os alunos apresentaram dificuldades, principalmente, em retirar informações do mapa e na leitura dos pontos cardeais. No segundo momento foi apresentada uma proposta de material didático utilizando a projeção cartográfica encontrada em jogos digitais, junto com a professora responsável pelas aulas de Geografia do 9º ano, da escola E. E Professora Josepha Cubas da Silva, situada no município de Ourinhos/SP. Nesta etapa analisou-se que os alunos, em sua maioria, conseguiram extrair as informações do mapa do jogo para responder as questões do questionário final. No momento final foram tabulados os resultados encontrados durante esta pesquisa. A metodologia usada baseou-se na pesquisa bibliográfica que é pertinente para a discussão sobre o tema proposto e a pesquisa-ação que consiste na parte empírica do trabalho realizado em sala de aula e produção do material didático empregado dentro de sala de aula

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP), Cartografia, Jogos eletronicos

Como citar

BASSAN, Jéssica. Análise do uso de jogos digitais no ensino de geografia: uma experiência na Escola Estadual Professora Josepha Cubas da Silva, Ourinhos/SP. 2016. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2016.