A energia na comunicação, a percepção e o valor: uma convergência setorial da vida aliada ao marketing

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-10-11

Autores

Mendonça, Gabriel Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study applies itself in an attempt and suggestion of how, why, when and where the information get lost in the messy swamp of sensorial perception and communication between the individuals. What would it be an efficient/effective communication? How this efficiency/effectivity is related to globalization, the new production dinamics, interconnectivity, and the brand new uprising of market segments and niches? Didn't this uprising, which happens in a decentralization context, eminent necessity of deregulation, less state-owned interference, points us to the arising of a new line-up? The subject in the most conceptual parts of this study, hits on the central definitions of perception, information, reality, value and energy. Aware of the subjects diversity avowed in this study, we got the necessity to look at different knowledge areas that include quantum mechanics outcomes, a bit of semiotics, concepts and impressions from Hanna Arendt thought and philosophy in a parallel with Buddhist philosophy, from Objectivist Ethics and rationality developed by the philosopher Ayn Rand; plus neuroscience themes, superconductivity, the otherness construction on sociology; Jung's psychology; the production automation and immaterial working, observed by Giuseppe Cocco. Liberal names like Friedrich Hayek and Adam Smith are addressed here, not less than some Marketing concepts observed from Kotler's shell work. This last contents compose here, a very important key to comprehend the relation of the conceptual part of this monography with the objectivity part, that introduces itself as a little Red Bull study case. This way, work's goal compose an intent to suggest the coefficients that enclose, provide, and compose, at the same time that they are composed by, an apparently spreading high efficiency/effectivity communication
O presente estudo se dedica a tentar entender e sugerir como, por que, quando, e onde a informação se perde no limbo entre a percepção sensorial e a comunicação dos indivíduos. O que seria uma comunicação eficaz e eficiente? Como essa eficiência/eficácia se relaciona com a globalização, os novos meios de produção, a interconectividade e a formação de segmentos e nichos de mercado num contexto de descentralização, e eminente necessidade de desregulamentação, menor controle estatal e formação de uma nova ordem? A temática, na parte mais conceitual deste estudo, esbarra nas próprias definições de percepção, informação, realidade, valor, e energia. Dado o vasto teor de informações aqui presentes, torna-se necessário um olhar em estudos de diferentes áreas, que englobam conceitos decorrentes da mecânica quântica, pequenas noções semióticas, conceitos e noções do pensamento de Hanna Arendt num paralelo com a filosofia budista, e da Ética Objetivista e racionalidade propostas por Ayn Rand; além dos temas da neurociência, da supercondutividade, da alteridade na antropologia, da psicologia Jungiana, e da automação da produção e imaterialidade no trabalho, descritos por Giuseppe Cocco. Autores liberais como Hayek e Adam Smith são abordados aqui, assim como alguns conceitos do Marketing, fundamentados a partir da obra descritivo-analítica de Kotler, conceitos-chave para entendermos a relação da parte conceitual, com a parte objetiva deste estudo, que se resume a um pequeno estudo de caso da Red Bull. O objetivo aqui é uma tentativa de sugerir os fatores que englobam, propiciam, compõem e ao mesmo tempo são compostos, aparentemente por uma crescente comunicação de maior eficiência

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Marketing, Ciberespaço, Arquétipo (Psicologia), Psicologia transpessoal, Energia, Communication

Como citar

MENDONÇA, Gabriel Oliveira. A energia na comunicação, a percepção e o valor: uma convergência setorial da vida aliada ao marketing. 2016. 124 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Radialismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.