Materiais educacionais voltados à crianças com transtorno de aprendizagem: diretrizes sob a ótica do design gráfico inclusivo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-17

Autores

Serrasqueiro, Vania Bitencour

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os materiais educacionais são instrumentos decisivos no processo de ensino e aprendizagem da criança, em especial aquelas com transtornos de aprendizagem. A presente pesquisa se propôs a verificar que aspectos do Design Gráfico tornam os materiais educacionais de intervenção e avaliação aplicados às crianças portadoras de dificuldade ou transtornos da aprendizagem mais inclusivos. Para isso foram levantados conceitos relacionados ao Design Inclusivo, Design da Informação e Design Educacional, gerando subsídios que embasam a coleta de dados através de entrevistas com especialistas em transtornos da aprendizagem, a fim de identificar os materiais educacionais mais usados em intervenção junto ao público infantil, bem como os problemas que apresentam neste processo. Tais materiais foram analisados e problemas relativos ao design dos mesmos foram evidenciados. Por fim, alcançou-se um conjunto de diretrizes capazes de auxiliar no desenvolvimento e projeto de novos materiais tendo como norte o Design Gráfico Inclusivo.
Educational materials are decisive instruments in the teaching and learning process of children, especially those with learning disorders. The present research aimed to verify which aspects of Graphic Design make the educational materials of intervention and evaluation applied to children with difficulty or learning disorders, more inclusive. In order to do, concepts related to Inclusive Design, Information Design and Educational Design were developed, generating support that supports the collection of data through interviews with specialists in learning disorders, in order to raise the educational materials most used in intervention with children, as well as the problems they present in this process. These materials were analyzed and problems related to their design were evidenced. Finally, a set of guidelines capable of assisting in the development and design of new materials based on Inclusive Graphic Design, were reached

Descrição

Palavras-chave

Design de Informação, Design gráfico inclusivo, Representação gráfica, Materiais educacionais, Transtornos da aprendizagem, Information design, Inclusive graphic design, Graphic representation, Educational materials, Learning disorders

Como citar