Cartografia escolar: uma abordagem do Currículo Gênese sistema de ensino nos anos iniciais, no município de Cândido Mota

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Pacheco, Magda Laís Guido [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The work comprises about teaching Geography in the initial series, fundamental I, starting from these students learn the Cartographic concepts within the classroom and how they are presented by the learning system. The survey investigated if the materials that the teachers of the city of Cândido Mota use in its education system, the curriculum of the education system Genesis Brazil Cultural Publisher focusing on the contents which are worked in Geography. If doing a more in-depth analysis on the 5th year and series as are proposed the content of the discipline of Geography within the curriculum, as well as the guidelines have been developed by professors from the same. The analysis of proposed materials revealed a development of a Geography fragile epistemological point of view and at the same time concepts that are not worked and discussed mainly on the student handout, just being mentioned issues that are worked two disciplines together, History and Geography, giving emphasis to the discipline of History. The issue is of cartographic corner kick, it's just basically is seen in previous years, being of great importance your learning in the 5th year for a curricular structure for next years of school life
O trabalho apresentado refere-se ao ensino de Geografia nos anos iniciais, no ensino fundamental I, partindo de como esses alunos aprendem os conceitos cartográficos dentro da sala de aula e como os mesmos são apresentados pelos meios do sistema de aprendizagem. Assim, a pesquisa investigou os materiais que os professores da rede municipal de Cândido Mota utilizam em seu sistema de educação, o Currículo Gêneses sistema de ensino da Editora Brasil Cultural, tendo como foco os conteúdos que são trabalhados em Geografia. Fez-se uma análise mais aprofundada no 5º ano, observando como estão propostos os conteúdos da disciplina de Geografia dentro do currículo, bem como as orientações que vêm sendo desenvolvidas pelos professores partindo do mesmo. Feita a análise das matérias propostas, revelou-se o desenvolvimento de uma Geografia frágil do ponto de vista epistemológico e ao mesmo tempo conceitos que não são trabalhados e discutidos, principalmente na apostila do aluno, sendo apenas mencionadas questões que são trabalhadas em duas disciplinas conjuntas, História e Geografia, dando ênfase para a disciplina de História. A questão cartográfica fica para segundo plano, só é vista basicamente nos anos anteriores ao 5º ano, sendo de suma importância sua aprendizagem neste ano, para uma estrutura curricular necessária aos próximos anos da vida escolar

Descrição

Palavras-chave

Cartografia - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Cândido Mota (SP)

Como citar

PACHECO, Magda Laís Guido. Cartografia escolar: uma abordagem do Currículo Gênese sistema de ensino nos anos iniciais, no município de Cândido Mota. 2015. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015.