Padrões de movimentação da onça pintada (Panthera onca) no Parque Nacional da Serra da Capivara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Ribeiro, Danieli [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ecologia do movimento é o nome dado aos estudos que buscam compreender como ocorrem padrões de deslocamento do animal e sobre quais são os aspectos ambientais e processos ecológicos que influenciam a movimentação, trazendo informações sobre como a espécie utiliza os recursos disponíveis no ambiente. Este estudo tem por objetivo explorar como a estrutura da paisagem influencia os padrões de deslocamento da onça-pintada (Panthera onca) em uma área heterogênea da Caatinga, localizada no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Estado do Piauí. Para analisar as trajetórias do indivíduo monitorado foi utilizada a função de seleção de passos (SSF) que baseia se na análise de distribuição de comprimentos de passos e ângulos de virada e na verificação da existência de correlações dessas tomadas de decisão com variáveis da paisagem. A área de vida total estimada para o indivíduo monitorado foi de 265,6 km2 (kernel de 95%) e área central com 54,9 km2 (kernel 50%). A análise de seleção foi aplicada para verificar se havia força de seleção para movimentação em diferentes classes de vegetação, as quais foram definidas a partir de análise dos componentes principais (PCA), utilizando imagens do satélite Landsat 8. As análises tiveram duas etapas, uma considerando apenas os dados de vegetação e outra incorporando dados de declividade. Os dados de vegetação e declividade associados geraram 6 classes distintas:1 - Arbustiva baixa, 2 - Arbórea baixa, 3 - Arbustiva média, 4 - Arbórea média, 5 - Arbustiva alta, 6 - Arbórea alta. As classes que apresentaram maiores forças de seleção foram: 1) no modelo de vegetação a classe Arbórea baixa densa, e 2) no modelo associado a declividade foram as classes arbórea em declividade média e arbustivas em declividade média e alta. De acordo com o tamanho e angulação dos passos, todas as direções foram selecionadas pelo...

Descrição

Palavras-chave

Ecologia animal, Onças-pintadas, Ecologia, Meio ambiente, Caatinga, Habitat (Ecologia), Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Como citar

RIBEIRO, Danieli. Padrões de movimentação da onça pintada (Panthera onca) no Parque Nacional da Serra da Capivara. 2017. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.