Influência da arborização urbana na prestação de serviços ecossistêmicos em Rio Claro (SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Rodrigues, Juliana Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Observa-se uma tendência nas áreas urbanas de redução da arborização e a substituição de grandes árvores por arbustos nas calçadas. Isso pode ter muitos impactos negativos, pois as árvores contribuem para a presença de inúmeros benefícios para o ecossistema urbano e para as pessoas que o habitam. Os benefícios que a natureza proporciona para a humanidade são denominados serviços ecossistêmicos (SE), compreender qual a influência da arborização para a sua presença é fundamental para planejar as cidades visando o bem-estar dos seus habitantes e a manutenção dos fluxos com os ecossistemas, principalmente diante de cenários futuros mudanças climáticas. Foram visitados remotamente 100 pontos divididos em 5 áreas amostrais com diferentes tipos de arborização. Em cada ponto foram coletados dados de (1) quantificação da arborização por meio do Google Satellite e (2) quantificação da presença potencial de classes de SE por meio do Google Street view, baseado em um aplicativo recente (ESM-app). Os dados de presença e ausência foram submetidos à Análise de Partição de Variância, mostrando que a arborização explica 8% da presença de SE de Provisão e Regulação e 16% da presença de SE Culturais, valores significativos para os objetivos do trabalho, evidenciados pelo valor de Fisher maior que 4 e P-valor igual a 0,001. Dessa forma o trabalho corrobora a hipótese testada de que a arborização tem uma influência positiva na presença potencial de SE nas áreas urbanas, devendo então ser alvo importante das medidas de planejamento urbano

Descrição

Palavras-chave

Ecologia vegetal, Arborização das cidades, Ecossistemas, Planejamento urbano, Urbanização, Qualidade de vida, Aplicativos móveis, Rio Claro (SP)

Como citar

RODRIGUES, Juliana Alves. Influência da arborização urbana na prestação de serviços ecossistêmicos em Rio Claro (SP). 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.