Análise do uso do sensoriamento remoto como apoio no ensino de geografia, no sexto ano do ensino fundamental e na primeira série do ensino médio, na rede estadual de ensino do município de Ourinhos - SP

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Data

2014-01-31

Autores

Santos, Vanessa Ramos dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study course conclusion derives from research undergraduates funded by Foundation for Research Support of the State of São Paulo (FAPESP), conducted during October 2011 to September 2012, which included a review of the use of remote sensing to support teaching Geography, in the 6th year of elementary school and the 1st grade of high school in 13 schools in the state schools of the municipality of Ourinhos - SP. For this, was assessed the degree of knowledge and use of Remote Sensing with teachers and students. This analysis was performed by simple random sampling with structured questionnaires. The results showed that 65% of teachers interviewed did not have the discipline or correlated Remote Sensing during initial teacher training, while more than 80% of the students have already had contact with satellite images and / or computer programs such as Google Earth. These results indicated that there is significant mismatch between the continuing training of teachers and the need for application of new technologies in the teaching of geography and therefore, there is no effective implementation of curriculum proposals that provide this technology in basic education
O presente trabalho de conclusão de curso deriva de pesquisa de iniciação científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), realizada durante Outubro de 2011 e Setembro de 2012, a qual consistiu na análise do uso do Sensoriamento Remoto como apoio no ensino de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, em 13 escolas da rede estadual de ensino do município de Ourinhos - SP. Para tanto, avaliou-se o grau de conhecimento e do uso do Sensoriamento Remoto com professores e alunos. Esta análise foi efetuada por meio de amostragem aleatória simples com aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos, entre outros, mostraram que 65% dos professores entrevistados não tiveram a disciplina de Sensoriamento Remoto ou correlata durante a formação docente inicial, enquanto que mais de 80% dos alunos já tiveram contato com imagens de satélite e/ou com programas computacionais como o Google Earth. Estes resultados permitiram verificar que há importante descompasso entre a formação continuada dos professores e a necessidade de aplicação das novas tecnologias no ensino de Geografia e que, portanto, não há efetiva aplicação das propostas curriculares que preveem esta tecnologia no ensino básico

Descrição

Palavras-chave

Sensoriamento remoto, Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP), Educação e Estado

Como citar

SANTOS, Vanessa Ramos dos. Análise do uso do sensoriamento remoto como apoio no ensino de geografia, no sexto ano do ensino fundamental e na primeira série do ensino médio, na rede estadual de ensino do município de Ourinhos - SP. 2014. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.