Recursos didáticos: possibilidades de uso no ensino de geografia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-12-10

Autores

Brandão, Inêz de Deus Neiva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The objective of this research project was develop a literature review about main Geography teaching tools being currently researched, and thereby providing the reader with an overview of the field. Likewise, we present here an overview of the use of Geography teaching materials in across the public primary and secondary education system based on the case of Josepha Cubas da Silva school. The project focused on the analysis of teaching materials available at schools, as well as those made and brought in to class by the teacher as educational tools. Having this scenario as a starting point, we expect to present new teaching ideas and materials that will contribute to enhance learning processes in areas where students experience academic weaknesses. The analysis demonstrates a general aspect of the methodological framework used by the school's educational system, and indicates possible directions towards new teaching practices. This project was conducted with support from the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship, which the first contact with school culture, subsequently, the research was realized with Foundation for Research Support of the São Paulo's State, systematizing the data, suggesting and applying the resources and results Key words: Teaching and learning; Teaching Geography; Teaching tools
O objetivo desta pesquisa consistiu, primeiramente, em desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre alguns dos principais recursos didáticos pesquisados atualmente, condensando-os de tal forma que o leitor possa obter um referencial bibliográfico para futura aplicação em sala de aula. Também foi realizada uma pesquisa-ação acerca da utilização de recursos didáticos nas aulas de Geografia tendo como campo a escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Josepha Cubas da Silva, localizada no município de Ourinhos/SP, verificando os materiais contidos na instituição e os quais são trazidos e/ou produzidos pela professora. A partir desta primeira situação, foram sugeridos e produzidos materiais didáticos, os quais auxiliaram a professora colaboradora no processo de ensino-aprendizagem de conceitos geográficos. Dentro desta perspectiva, os resultados forneceram um panorama geral da estrutura metodológica aplicada pela docente e apontou novas alternativas e possibilidades de materiais e suas aplicações, de modo a facilitar a aprendizagem e o diálogo entre professores e alunos. A referida pesquisa foi norteada através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o qual possibilitou o primeiro contato e o levantamento sobre a cultura escolar, posteriormente, a pesquisa foi realizada com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sistematizando os dados, sugerindo e aplicando os recursos didáticos e seus resultados

Descrição

Palavras-chave

Material didático, Geografia - Estudo e ensino, Ourinhos (SP)

Como citar

BRANDÃO, Inêz de Deus Neiva. Recursos didáticos: possibilidades de uso no ensino de geografia. 2013. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2013.