Recursos na modalidade a distância: uma análise das produções brasileiras (2012-2016) Bauru/SP 2016

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Data

2016-12-09

Autores

Oliveira, Jamile de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The search of superior graduation by distance education grows in national territory, however professionals from this field are attempting transporting the methodology from presencial teaching to the digital plan that being one of the challenges for the Distance Education. For this it requires modification in the pedagogical model so it develops each student's skills and competences, affiliated to universal access to Digital Communication and Information Technology, as well as affinity with the digital media so that there is higher range with distance education. The use and production of didactic resources in distance education demands a carefull and responsible planning, that being said, the point of this research was to analyze the scientifics pappers on didactics resources in distance education in the las five years (2012-2016) with in Brazilian national territory, justifying the work by need to review these aspects in distance courses. The data basing was by the digital library of theses and dissertations, and also by the data base of theses from CAPES using as descriptors: EAD + resources or materials + didactic. Those datas were systematized upon the quantitative approach and by the hypothesis that many institutions limit the use of resources to an Virtual Learning Enviroment (VLE) with low interaction and a lof of texts. The results allowed to confirm the need of revaluation on the use of didactics resources to the distance education so it can give professionals of this field some reflection about their productions so it can be a better education
Cresce a procura pelos cursos superiores a distância no território nacional, todavia os profissionais da área tendem a passar para o plano digital a mesma metodologia do ensino presencial, sendo este um dos desafios para a Educação a Distância (EAD). É requerida uma modificação no modelo pedagógico, desenvolvimento das habilidades e competências de cada um, associado à democratização do acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), bem como afinidade com os meios digitais para que haja o maior alcance na modalidade a distância. A produção e uso de recursos didáticos em EAD exige planejamento cuidadoso e responsável, por isso, o objetivo da pesquisa foi analisar publicações brasileiras, a saber, teses e dissertações, que abordem recursos didáticos para a educação a distância (EAD) no período de 2012 a 2016, justificando o trabalho pela necessidade de revisão destes aspectos nos cursos a distância. A coleta dos dados realizou-se por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e do Banco de Teses da CAPES utilizando como descritores: EAD + recursos ou materiais + didáticos. Os dados foram sistematizados a partir da abordagem qualitativa e partiu-se da hipótese de que algumas instituições limitam o uso de recursos a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com pouca interação e textos impressos. Os resultados permitiram confirmar a necessidade de reavaliação do uso de recursos didáticos para EAD, possibilitando aos profissionais da área uma reflexão sobre suas produções para que haja um ensino de melhor qualidade

Descrição

Palavras-chave

Ensino a distância, Material didático, Tecnologias de informação e comunicação

Como citar

OLIVEIRA, Jamile de. Recursos na modalidade a distância: uma análise das produções brasileiras (2012-2016) Bauru/SP 2016. 2016. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fulho, Faculdade de Ciências, 2016.