Uma Proposta para a relação entre teoria e prática no curso de formação docente em geografia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Teixeira, Raíssa Maria Benedetti Salvetti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The results obtained in the development of the research on this university extension project Semana de Geografia nas escolas: aproximações entre a universidade e as escolas de educação básica, that has been developed since 2012 until this present moment. It's aimed to show the necessary articulation between theory and practice in teacher's formation and present the articulation between teaching, researching and university extension in the Geography course at Ourinhos campus. Bibliographical survey was made on the importance of the theoretical and practical activities in theacher's formation, supervised internships and pedagogical practices. The project was developed by UNESP's University Extension Pro-Rectory and has so far involved 38 state schools in Ourinhos and region, 13.213 students, 149 school teachers, 22 university professors and 315 UNESP students. It is concluded that the Geography course in UNESP Ourinhos campus has a form of articulation with the teaching, researching and the extension and also between the disciplines that contemplate the pedagogical practice. The project has an important role in initial teacher's formation, in addition to approximating students from basic education to the university
São apresentados os resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa sobre o Projeto de extensão universitária Semana de Geografia nas escolas: aproximações entre a universidade e as escolas de educação básica, que vem se desenvolvendo desde 2012 até o presente momento. Teve como objetivo mostrar a necessária articulação entre teoria e prática na formação docente, além de apresentar articulação entre ensino, pesquisa e extensão que há no curso de Geografia no Câmpus de Ourinhos. Foi feito levantamento bibliográfico sobre a importância das atividades teóricas e práticas desenvolvidas no curso de formação docente, nos estágios supervisionados e nas práticas pedagógica. O Projeto foi/é desenvolvido junto à Pró-Reitoria de extensão universitária da UNESP e até o momento envolveu 38 escolas estaduais do município de Ourinhos e região, 13.213 alunos, 149 professores das escolas, 22 professores da universidade e 315 alunos da UNESP. Conclui-se que o curso de Geografia do Câmpus de Ourinhos tem uma forma de articulação com o ensino, com a pesquisa e a extensão e também as entre as disciplinas que contemplam a prática pedagógica. O projeto tem um papel importante na formação inicial do docente, além de aproximar os alunos do ensino básico com a universidade

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Professores - Formação, Educação - Estudo e ensino

Como citar

TEIXEIRA, Raíssa Maria Benedetti Salvetti. Uma Proposta para a relação entre teoria e prática no curso de formação docente em geografia. 2017. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2017.