Redescobrindo o centro de São Paulo: proposta de estudo do meio para o ensino básico

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Data

2017

Autores

Rangel, Julia Cristina Abrami [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Seeking out a new intention for the look of students, this research make use the milieu analysis to encourage and attract students to curiosity, develop their sensitivity on the basis of the world and its concepts, increase their correlation and understanding the whole. For the conclusion of this as a central project, we seek as field practices, as a curricular extension of teaching in the classroom, to relate the essential subjects in the basic area to the field work points, which is necessary to check the character educational, promoting the recognition of reality and leveraging the students. Environmental, political, social and economic issues overlap and create infinite possibilities of the study of Geography, among which are related to the tourist areas gain prominence in the project because of the understanding that they are the same represent excellent opportunities in the field to instigate a geographic analysis by the students. Using as a spatial clipping the Old Center of São Paulo, we will then, its symbologies and struggles, recognizing in the urban space, the tourist use and it's contradictions, offering the possibility to observe, register, compare and analyze themes commonly treated in the classroom and to perceive them with the lived reality and the interdisciplinarity that it's present
Buscando realizar uma ressignificação no olhar do estudante do ensino básico, a seguinte pesquisa vem com o intuito de, apoiar-se no estudo do meio para incentivar e atrair os estudantes a curiosidade, desenvolvendo sua sensibilidade em razão do mundo e suas concepções, aumentando sua correlação e compreensão com o todo. Para a conclusão deste como objetivo central da monografia aqui apresentada, buscamos o uso das práticas em campo como extensão curricular do ensino em sala de aula, para relacionar os assuntos tratados na educação básica com os pontos trabalhados em campo, sendo este então necessário para conferir o caráter educativo, promovendo o reconhecimento da realidade e alavancando a formação do aluno. Questões ambientais, políticas, sociais e econômicas se sobrepõe e criam possibilidades infinitas de estudo da Geografia, entre elas os aspectos relacionados aos espaços turísticos ganham destaque neste projeto por entender que estes espaços representam ótimas oportunidades de, no campo, instigarem a análise geográfica por parte dos estudantes. Utilizando-se como recorte espacial o Centro Velho de São Paulo, iremos então compreender suas simbologias e lutas, reconhecendo as alterações no espaço urbano, o uso turístico e as contradições deste, proporcionando aos estudantes a possibilidade de observar, registrar, comparar e analisar temas comumente tratados em sala de aula e os perceber com a realidade vivida e a interdisciplinaridade que este nos apresenta

Descrição

Palavras-chave

Estudantes, Geografia - Estudo e ensino, São Paulo (SP)

Como citar

RANGEL, Julia Cristina Abrami. Redescobrindo o centro de São Paulo: proposta de estudo do meio para o ensino básico. 2017. 112 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2017.