Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário

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Data

2017

Autores

Molinari, Isadora Corder [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The school is characterized as a fundamental environment for the socialization of the students, being important in the human formation as a whole. In Physical Education, games are pedagogical tools that work directly with socialization, considering the ability to enable experiences in which students can express themselves and reveal their ways of being with others, their personality, putting themselves all the time of forces that shape and build their way of looking at the world and how they deal with it. In the society in which we live, the idea of competitiveness is rooted and presented in different social circles, inciting an individualistic way of thinking and less and less integrated with the notion of collectivity. Therefore, a new vision and approach to social relations is necessary, based on the idea of cooperation, that is, thinking about collective, collaboration, simultaneous actions and integrated by a common good. The Cooperative Games thus come as an alternative to this predominance of competitiveness in relationships, presenting, in a playful way, a collective thinking and acting that values collaborative interactions and interpersonal skills. With this in mind, this work intends to develop a bibliographic research, based on published articles, books, monographs, dissertations and theses, in order to research the Cooperative Games theme with a focus on the school environment, its influences on construction of solidarity and altruistic subjects
A escola se caracteriza como ambiente fundamental para a socialização dos alunos, sendo importante na formação humana como um todo. Na Educação Física, os jogos são ferramentas pedagógicas que trabalham diretamente com a socialização, tendo em vista a capacidade de possibilitar vivências nas quais os alunos podem se expressar e revelar suas formas de ser com os outros, sua personalidade, se colocando o tempo todo diante de forças que moldam e constroem sua maneira de olhar para o mundo e a forma como lidam com o mesmo. Na sociedade em que vivemos, a ideia de competitividade está arraigada e apresenta-se em diferentes meios sociais, incitando uma maneira de pensar individualista e cada vez menos integrada com a noção de coletividade. Sendo assim, faz-se necessária nova visão e abordagem das relações sociais, pautada na ideia de cooperação, ou seja, pensando no coletivo, na colaboração, nas ações simultâneas e integradas por um bem comum. Os Jogos Cooperativos vêm, desta forma, como alternativa a esse predomínio da competitividade nas relações, apresentando, de forma lúdica, um pensar e agir coletivo e que valoriza as interações colaborativas e as habilidades interpessoais. Pensando nisso, este trabalho tem o intuito de desenvolver uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em artigos publicados, livros, monografias, dissertações e teses, a fim de pesquisar a temática dos Jogos Cooperativos com um enfoque para o âmbito escolar, suas influências na construção de sujeitos solidários e altruístas

Descrição

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Jogos, Cooperação, Relações humanas, Socialização, Interação social, Escolas, Competição (Esporte), Brasil

Como citar

MOLINARI, Isadora Corder. Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário. 2017. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.