Rendimento esportivo na perspectiva da psicologia do esporte: influências da família

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Data

2017

Autores

Fabris, Fernando de Lima [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The family is considered the first social context of the life of a human, being its main point of support and reference in the first years of life, even when related to the initiation and practice of sports, the same one of the main interference factors for the beginning, involvement and permanence in sport modality and practice, interfering directly and indirectly. With this, the aim of this study is to carry out a data survey to analyze the consequences of external influences, this relating to the participation of parents and family members during sports practice. The work adopted the bibliographic review method for selection and analysis of the material used in this study, making use of platforms and search engines to filter the content found. Therefore, the participation of parents is of extreme importance so that their children feel motivated in the sports practice, as much in the involvement as in the performance of the same ones. In order for parents to be able to influence positively, appropriate follow-up is necessary, using strategies so that young people do not suffer from negative emotional changes before, during and after practice, impairing their involvement in the modality and in several practical aspects, such as not learning new skills, resulting in demotivation for continuity in sports practice. This is because one of the main factors for motivation is the level of satisfaction that the practice provides, allowing for fun and happiness, further arousing interest in the sport. It is the role of the physical education professional to be aware of the consequences and relationships that the psychological aspects interfere in the correlation between parents, children and sports performance...
A família, é considerada o primeiro contexto social da vida de um ser humano, sendo o seu principal ponto de apoio e referência nos primeiros anos de vida, até mesmo quando relacionamos com a iniciação e prática de atividade esportiva, sendo os mesmos um dos principais fatores de interferência para o início, envolvimento e permanência na modalidade e na prática do esporte, interferindo de maneira direta e indireta. Com isso o presente trabalho, possui como objetivo realizar um levantamento de dados para analisar as consequências que as influências externas acarretam, desta forma, relacionando com a participação dos pais e familiares durante a prática de modalidade esportiva. O trabalho adotou o método de pesquisa de revisão bibliográfica para seleção e análise do material utilizado neste estudo, fazendo uso de plataformas e mecanismos de busca para filtrar o conteúdo encontrado. Notou-se que a participação dos pais é de extrema importância para que seus filhos sintam-se motivados na prática esportiva, tanto no envolvimento quanto no desempenho dos mesmos. Para que os pais consigam influenciar de forma positiva, é necessário um acompanhamento adequado, utilizando estratégias de modo que os jovens não sofram com alterações emocionais negativas antes, durante e após a prática, prejudicando o seu envolvimento na modalidade e em diversos aspectos práticos, como a não aprendizagem de novas habilidades, resultando na desmotivação para continuidade na prática esportiva. Tal situação ocorre devido ao fato de que um dos principais fatores para motivação é o nível de satisfação que a prática proporciona, possibilitando o divertimento e a felicidade, despertando ainda mais o interesse pela modalidade. Sendo assim, é função do profissional de educação física estar ciente das consequências e relações que os aspectos psicológicos podem interferir na correlação...

Descrição

Palavras-chave

Esportes - Aspectos psicológicos, Educação fisica, Esportes, Profissionalismo nos esportes, Família, Motivação (Psicologia), Pais e filhos

Como citar

FABRIS, Fernando de Lima. Rendimento esportivo na perspectiva da psicologia do esporte: influências da família. 2017. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.