Arquitetura e resistência: centro socioambiental em Flecheiras - Ceará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-16

Autores

Rocha, Marcos Antônio de Castro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Entre as mais belas praias do estado do Ceará está a desconhecida Flecheiras. Com suas paisagens de dunas e coqueirais, surge em meio a uma enseada com formato de meia lua, dando a impressão de que ali a terra abraça o mar. Distrito pertencente ao município de Trairi e localizada a 124 Km da capital do estado, Fortaleza, Flecheiras é terra de gente simples. O vai e vem das marés garante o sustento da população em meio ao cenário nordestino. Nas últimas décadas, a exploração do turismo e o avanço de novos setores econômicos na região ameaçaram fortemente as bases socioculturais do local, ndando costumes e modos de vida. Na lógica desse processo, as práticas populares precisam ser reconhecidas e rearmadas, possibilitando a existência de uma realidade de vida de maior qualidade, baseada na cultura do povo e diferente da situação precária vivida pela população da vila pesqueira pelo avanço de políticas e medidas que por vezes marcham na contramão dos interesses da comunidade. Este trabalho se constitui na tentativa de possibilitar um resgate do modo de vida simples de um povo que vê sua identidade em risco por meio de uma proposta projetual de um centro socioambiental para a comunidade. Um espaço criativo e sustentável especíco para Flecheiras, que possa dar margem para o debate e que funcione como um local que possibilite por em pauta a emancipação e o desenvolvimento da comunidade frente aos processos econômicos hoje inerentes, buscando estabelecer diálogos e perspectivas entre a vida local simples e os avanços do mundo moderno

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Comunidade - Desenvolvimento - Trairi (CE), Praias, Turismo - Trairi (CE), Mares - Previsores - Trairi (CE)

Como citar

ROCHA, Marcos Antônio de Castro. Arquitetura e resistência: centro socioambiental em Flecheiras - Ceará. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2017.