Escola da liberdade: espaços que (se) transformam

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Data

2016-10-04

Autores

Correa, Karina Marinho [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O processo de transmitir o conhecimento a uma nova geração é inerente em toda a sociedade. Existem registros históricos sobre instituições com a finalidade de difundir conhecimentos desde o fim da idade média. Ao longo dos séculos, surgiram diversos métodos e teorias aplicadas nas escolas questionando as maneiras de ensinar. No entanto, analisando o ensino e sua relação com a arquitetura dos espaços escolares notam-se poucas alterações desde a sua criação. No Brasil, a rápida expansão demográfica das cidades e a necessidade de formar a população para as novas formas de trabalho da industrialização ocasionou uma deficiência na qualidade do ensino e do ambiente escolar pela produção de espaços de forma mais rápida e econômica possível. Hoje, o cenário da educação brasileira vem se modificando lentamente com pedagogias alternativas para a educação, no entanto espaço educativo atual não reflete essas novas propostas, com respostas pouco eficientes a estes novos princípios. Propõe-se a aplicação das práticas arquitetônicas em conformidade com as novas propostas educacionais, corroborando na produção de um projeto que dialoga de maneira intrínseca com o contexto e a proposta pedagógica apresentada

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Edifícios escolares, Educação extra-escolar, Espaço (Arquitetura)

Como citar

CORREA, Karina Marinho. Escola da liberdade: espaços que (se) transformam. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.