Requalificação da área da usina Bom Jesus em Rio das Pedras- SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-02-02

Autores

Merlotto, Alessandra [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho propõe um projeto de requalificação para a área da Usina Bom Jesus, na cidade de Rio das Pedras-SP. A área tem localização privilegiada na malha urbana e encontra-se desativada, apresentando em seu interior toda a estrutura de uma usina sucroalcooleira. A arquitetura industrial dos seus edifícios, datados da década de 1950, remetem ao histórico de desenvolvimento econômico, urbano e social da cidade. Dessa forma, a partir das análises da área e de seu entorno, do estudo das teorias de restauro, das referências projetuais e da legislação incidente foi desenvolvido um novo projeto de intervenção, tanto para os edifícios quanto para os espaços abertos do local. Neste projeto as antigas estruturas passam a embasar as novas intervenções, abrigando programas especiais que visam desenvolver o uso e suprir as necessidades da população, principalmente nas áreas educacionais e de lazer. Dessa maneira o espaço trará novas opções à cidade, preservando seus suportes materiais de memória

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Arquitetura industrial, Patrimonio, Usinas hidrelétricas - Rio das Pedras (SP), Urbanização - Rio das Pedras (SP)

Como citar

MERLOTTO, Alessandra. Requalificação da área da usina Bom Jesus em Rio das Pedras- SP. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.