A nova estação ferroviária de Birigui: por um raciocínio projetual em devir

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-10-04

Autores

Rosa, Ananda Soares [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A cidade é um constructo de camadas diversas, constituídas por fragmentos urbanos que, sob reposto se acumulados, trazem o passado à tona, aludem o futuro e evidenciam o momento em que vivemos no presente. Nesse sentido, a arquitetura como depositário de imagens deveria guardar as nossas lembranças e evocar as emoções de diversos tempos. No entanto, diante da aceleração em que vivemos na contemporaneidade, do crescimento desordenado, da precariedade, da o bsolescênci a programada dos espaços e do desrespeito às preexistências construídas e não construídas, nos deparamos, cada vez mais, com edificações descartadas, abandonadas e postas de lado, espaços residuais sem qualquer destinação, entre-lugares carregados de significado, como resultado do complexo devir da vida urbana, em espera. A nova Estação Ferroviária de 1970 da cidade de Birigui é um exemplo, ainda que tardio, da arquitetura que originou e trouxe desenvolvimento a muitas cidades do interior do Estado de São Paulo, mas que ho je está em ruínas. Assim, esse sítio e suas po ssíve is apropriações e consequentes transformações são tratadas de modo a valorizar e incentivar diferentes maneiras de fruição de um rizoma urbano em constante mutação. Um redesenho, que é por si mesmo um entendimento, projeto em aberto, que utiliza alguns elementos para realizar um exercício de experimentação como um modus operandi de manter o que já existe tal qual como está, mas também potencializando e evocando possibilidade se desdobramentos, incentivando a mudança e um jogo errático do fazer e refazer projetual, o qual destitui inclusive a tarefa do arquiteto em determinar

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Ferrovias - Birigui (SP), Economia - Birigui (SP), Cidades e vilas - Birigui (SP), Devir (Conceito filosófico)

Como citar

ROSA, Ananda Soares. A nova estação ferroviária de Birigui: por um raciocínio projetual em devir. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.