Coworking: um modelo que representa a relação da sociedade atual com o trabalho

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-01-22

Autores

Okubo, Júlia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Technological advances and globalization have shaped a new dynamic of space and social relations, including within organizations. The current society experiences a context of valorization of information and knowledge, making new generations are more innovative and, as a consequence, those who choose to undertake often opt for a non traditional way of doing business. An example of a coworking space, in which entrepreneurs share network and physical structure, in order to reduce costs and increase their interaction with other professionals. The number of businesses in this segment is increasing every day, not Brazil. The present study presents a theoretical basis on some considerations about the world of work, the work spaces and the reflection of the culture and organizational climate and the relationship with a Public Relations profession followed by a qualitative research in a coworking space in a city in the interior of the state of São Paulo, a series of semi-structured interviews with proprietary, an architect and secretary, with the objective of investigating information about the work context, not local, culture and organizational climate, as well as as as communication strategy Internal of the space of coworking. The results show an organizational culture that consolidates an institutional image, a positive climate and internal and directed communication. It is concluded that the search for space so on for the practicality it offers, the employees who have already adhered to this model are very satisfied, and a whole physical structure designed to favor communication
Os avanços tecnológicos e a globalização configuraram uma nova dinâmica do espaço e das relações sociais, inclusive dentro das organizações. A sociedade atual vivencia um contexto de valorização da informação e do conhecimento, fazendo com que as novas gerações sejam mais inovadoras e, como consequência, aqueles que escolhem por empreender muitas vezes optam por maneiras não tradicionais de realizar seus negócios. Um exemplo é o espaço de coworking, no qual os empreendedores compartilham estrutura física e de rede, a fim de diminuir os custos e aumentar sua interação com outros profissionais. O número de negócios nesse segmento vem aumentando cada dia mais no Brasil. O presente estudo apresenta uma fundamentação teórica fazendo algumas considerações sobre o mundo do trabalho, os espaços de coworking e o reflexo desses na cultura e clima organizacional e a relação com a profissão de Relações Públicas seguido de uma pesquisa qualitativa em um espaço de coworking numa cidade do interior do estado de São Paulo, a qual foi realizada por entrevistas semi estruturadas com a proprietária, a arquiteta e a secretária do local, com o objetivo de investigar informações sobre o contexto de trabalho no local, cultura e clima organizacional, bem como as estratégias de comunicação interna desse espaço de coworking. Os resultados encontrados demonstram uma cultura organizacional que valoriza a imagem institucional, um clima positivo e uma comunicação interna e dirigida. Conclui-se que a busca por espaços assim se dá pela praticidade que ele oferece, os colaboradores que já aderiram a esse modelo são muito satisfeitos, e toda a estrutura física foi projetada para favorecer a comunicação

Descrição

Palavras-chave

Empreendedorismo, Cultura organizacional, Clima organizacional, Relações publicas, Ambiente de trabalho, Entrepreneurship

Como citar

OKUBO, Júlia. Coworking: um modelo que representa a relação da sociedade atual com o trabalho. 2018. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.