Alunos com baixa visão na escola: recursos e aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-01-16

Autores

Facioli, Giovana do Carmo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The present paper discusses: Low vision in school. It aims at clarifying issues relate to the difficulties students with low vision face during the learning process and mentions the methods and ways of minimizing the problem. The objective of this study was to find out which resources were available for students with low vision, describe them, if they were used and how. This research is a descriptive study and was performed in two elementary school. Questionnaires and observations were used to collect data. The result shows that both, municipal and state schools visited have appropriate resources for the students with low vision. Data also show that teachers in these schools are aware of some resources, but are not prepared to use them. We hope this study enhances discussions and reflections in the school so that teachers learn how to introduce special changes in the classroom to meet the needs of the students. Several other researches have also confirmed adequacies that make the syllabus available to benefit the student with low vision, and all the other students as well
O presente trabalho de conclusão de curso trata do Tema: Baixa visão na escola e busca esclarecer questões relacionadas às dificuldades enfrentadas por alunos com baixa visão durante a aprendizagem dos conteúdos escolares e aborda os caminhos e métodos para amenizar o problema. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar quais recursos estavam disponíveis na para alunos com deficiência, bem como descrever se eram utilizados e como. A pesquisaconta com características de um estudo descritivo, foi realizada em duas escolas do ensino fundamental na cidade do interior de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se questionário e observação. O resultado da levantamento dos recursos aponta que a escola da rede municipal e a escola da rede Estadual analisadas durante o trabalho possuem recursos adequados parta o aluno com deficiência visual. Com relação a utilização dos mesmos, os dados revelam que os professores das salas regulares de ensino conhecem alguns recursos, mas não sabem manuseá-los. Esperamos assim, que estudo estudo fomente discussões e reflexões nas escolas no sentido dos professores quando receberem um aluno com baixa visão poder planejar com suporte do professor de educação especial adequações em sua sala de aula de modo a garantir o atendimento das necessidades do aluno com deficiência, lembrando que muitas vezes outras pesquisas também confirmam as adequações que tornam acessível o currículo para o aluno público alvo da educação especial beneficia os demais alunos também

Descrição

Palavras-chave

Baixa visão, Ensino, Educação especial, Low vision

Como citar

FACIOLI, Giovana do Carmo. Alunos com baixa visão na escola: recursos e aprendizagem. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.