Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais

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Data

2017-12-13

Autores

Nunes, Meg de Messias Drobinichi [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

We present a qualitative study carried out after the application of a didactic sequence of Natural Sciences In a 5th year of elementary school. The proposal was planned with the aim of bringing the scientific contents of students' daily lives closer together Leading them to discuss problems involving curricular content in astronomy and astronautics and its implications to society and the environment. We established relationships between the use of the didactic sequence in science and the process of scientific literacy in a Science-Technology-Society-Environment (STSE), perspective to investigate the hypothesis of influence in the development of Portuguese language skills provided by the Reference Matrix for Process Assessment of the State of São Paulo, subsidy for the application of the APL - Assessment of Process Learning in state public schools. In general, the analysis of this research based on indicators that demonstrate whether scientific literacy is occurring, as well as the observation of the textual production process guided by guiding tickets. The results demonstrate the possibility of articulation between the two disciplines through teaching planning considering the use of textual genres in order to give meaning to the sciences in their social practices, as well as the presence of SL indicators because of the interventions made by the research
Apresentamos um estudo de natureza qualitativa, realizado após a aplicação de uma sequência didática de Ciências Naturais em um 5º ano do ensino fundamental. A proposta foi planejada com o intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano dos alunos, levando-os a discutir problemas envolvendo conteúdos curriculares em astronomia e astronáutica e as suas implicações à sociedade e ao ambiente. Estabelecemos relações entre o uso da sequência didática em Ciências e o processo de alfabetização científica na perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) para investigar a hipótese de influência no desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa previstas pela Matriz de Referência para Avaliação Processual do Estado de São Paulo, subsídio para a aplicação da AAP - Avaliação da Aprendizagem em Processo nas escolas públicas estaduais. De modo geral, a análise desta pesquisa se dá a partir de indicadores que demonstrem se a alfabetização científica está ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual orientada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstram a possibilidade de articulação entre as duas disciplinas através do planejamento de ensino considerando o uso dos gêneros textuais de modo a dar sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisa

Descrição

Palavras-chave

Ciências (Ensino fundamental), Alfabetização, Ensino, Aprendizagem, Science - Study and teaching (Elementary)

Como citar

NUNES, Meg de Messias Drobinichi. Conteúdos curriculares em ciências naturais para o planejamento de ensino e o desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa nos anos iniciais. 2017. 158 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.