TV e infância: conteúdos educativos na mídia televisiva para o público infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Rosa, Rayssa Bernardo Avila [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The situation of deterioration of the cultural way of the child, independently of his economic and social level it is easily perceptible, with distinction in the television. The irresponsibility in the contents preparation in the audiovisual media for the childlike public has been growing in fast way while the childlike fascination grows for those. Another relevant aspect to be detached is the understanding of the television like brave communication way, so, an appliance of ideological transmission, which demand of the educators in special, careful attention, investigation and acting referring to the contents produced and distributed through the programs, mainly the conveyed ones in the open, accessible net to most of the children. The general objective of the inquiry was of analyzing the childlike television educative programs, looking for the interpretation of the pedagogic model of the media for the childhood, taking like reference, the contents conveyed by the open commercial televisions. Why did the analysis take criteria established and defined by means of the knowledge of the television as an educative way, some theoretical concepts were taken on the television like way vehicular of message of ideological production, according to the authors Ferrés (1996), Bourdieu (1997) and Baccega (2002). So, resulted from the inquiry they point to the importance of and to establish quality criteria in the preparation of the contents conveyed by the television adapted for children in his school faze. Nevertheless, also it reveals the existence of contents that deserve the attention of the responsible creators of the series e educators who participate of the construction of the narrative. one hopes that this inquiry has posturized the reflection on the contents destined to a childlike public, through the analyses programs, and principality what has pointed to the relevance of the paper of the educator... (Complete abstract electronic access below)
A situação de deterioração do meio cultural da criança, independentemente do seu nível econômico e social é facilmente perceptível, com destaque na televisão. A irresponsabilidade na elaboração de conteúdos na mídia audiovisual para o público infantil tem crescido de maneira veloz ao mesmo tempo que cresce o fascínio infantil por esses. Outro aspecto relevante a ser destacado é o entendimento da televisão como valoroso meio de comunicação, portanto, um aparelho de transmissão ideológica, que demanda dos educadores em especial, cuidadosa atenção, investigação e atuação referente aos conteúdos produzidos e distribuídos através dos programas, principalmente os veiculados na rede aberta, acessível à maioria das crianças. O objetivo geral da pesquisa foi de analisar os programas educativos televisivos infantis, buscando a interpretação do modelo pedagógico da mídia para a infância, tomando como referência os conteúdos veiculados pelas televisões comerciais abertas. Para que a análise tivesse critérios estabelecidos e definidos mediante o conhecimento da televisão como meio educativo, foram tomados alguns conceitos teóricos sobre a televisão como meio veiculador de mensagem de produção ideológica, segundo os autores Ferrés (1996), Bourdieu (1997) e Baccega (2002). Os resultados da pesquisa apontam para a importância de e estabelecer critérios de qualidade na elaboração dos conteúdos veiculados pela televisão adequados para crianças na sua faze escolar. Contudo, também revela a existência de conteúdos que merecem a atenção dos responsáveis criadores das séries e educadores que participam da construção da narrativa. Espera-se que essa pesquisa tenha oportunizado a reflexão sobre os conteúdos destinados ao público infantil, por meio dos programas analisados, e principalmente que tenha apontado para a relevância do papel do educador... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Criança, Educação, Televisão na educação, Televisão e crianças, Televisão - Programas para crianças, Television programs for children

Como citar

ROSA, Rayssa Bernardo Avila. TV e infância: conteúdos educativos na mídia televisiva para o público infantil. 2017. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.