O teatro em espaços não convencionais como dispositivo para outras partilhas do ambiente escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-11-27

Autores

Steinecke, Tatiana [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta monografia visa apresentar alternativas para a introdução do teatro em espaços não convencionais na educação, a partir da análise da relação de interdependência entre arte e política e de uma reflexão sobre o planejamento espacial e sua influência sobre o comportamento do indivíduo em sociedade. Primeiramente, discorro com relação à concepção de Rancière sobre a partilha do sensível e a relevância da arte para a proposição de outras partilhas do ambiente escolar. Na segunda parte exponho sobre o movimento situacionista a fim de tecer um paralelo entre o meio urbano e as instituições de ensino, como modo de repensar a mobilização política e artística dos estudantes nas escolas. Por fim, proponho uma investigação sobre o espaço escolar e os métodos disciplinares incorporados, para assim levantar alguns exercícios que possam ser realizados em aulas de teatro, como dispositivos para a problematização da Escola.

Descrição

Palavras-chave

Teatro - Aspectos políticos, Teatro - Estudo e ensino, Teatro e juventude, Teatro e sociedade, Theater - Political aspects

Como citar

STEINECKE, Tatiana. O teatro em espaços não convencionais como dispositivo para outras partilhas do ambiente escolar. 2017. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatra em Artes - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.