O ensino dos esportes coletivos nas atividades curriculares desportivas: a questão metodológica e expectativas dos professores e alunos

Imagem de Miniatura

Data

2017-12-20

Autores

Moraes, Adriano Gomes de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In 2001 there was a change in public schools of São Paulo with the creation of Sport Curricular Activities, making the Secretariat of Education of São Paulo extinguished the naming Training classes. If before the Training classes developed at school was based in efficiency, technical/tactics improvement, competitiveness and development of talent in this new panorama the focus turned to the promotion of citizenship through the recreational and/or sports activities, should be in line with the Educational Policy Project of the educational unit. We have already been there for more than 15 years of change and, therefore, we are interested in investigating how ACDS teaching has been given in the schools of the region of a city in the interior of São Paulo. In this sense, the objective of this study was to analyze the methodological approach used by the physical education teachers who teach in ACDS, your expectancy and from the students, specifically the class of team sports, as well as listen to students about it. The study was developed based on the qualitative research approach and based on the exploratory perspective. The teachers were interviewed and the students answered a questionnaire. The results pointed to the use of traditional methodology by teachers and expectation of competition and victory in school games. In the analysis of the students' expectation, it was verified that they participated in the ACDs because they liked sports
Em 2001 houve uma mudança nas escolas estaduais de São Paulo com a criação das Atividades Curriculares Desportivas (ACDs), fazendo com que a Secretaria da Educação de São Paulo extinguisse a nomenclatura Turmas de Treinamento. Se antes as Turmas de Treinamento desenvolvidas na escola pautavam-se no rendimento, melhoria técnica/tática, competitividade e revelação de talentos, neste novo panorama o foco voltou-se para a promoção da cidadania por meio das atividades recreativas e/ou esportivas, devendo estar em consonância com o Projeto Político Pedagógico da unidade educacional. Já se vão aí mais de 15 anos de mudança e, por isso, ficamos interessados em investigar como tem se dado o ensino das ACDs nas escolas da região de uma cidade do interior de São Paulo. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a orientação metodológica utilizada pelos professores de Educação Física que ensinam nas ACDs, suas expectativas e dos alunos, especificamente as turmas de esportes coletivos, bem como, ouvir os alunos sobre isso. O estudo desenvolveu-se com base na abordagem qualitativa de pesquisa e baseado na perspectiva exploratória. Os professores foram entrevistados e os alunos responderam a um questionário. Os resultados apontaram para a utilização da metodologia tradicional pelos professores e expectativa de competição e vitória nos jogos escolares. Na análise da expectativa dos alunos verificou-se que participavam das ACDs porque gostavam dos esportes

Descrição

Palavras-chave

Estudantes - Atividades, Esportes, Educação fisica, Ensino - Metodologia, Teaching - Methodology

Como citar

MORAES, Adriano Gomes de. O ensino dos esportes coletivos nas atividades curriculares desportivas: a questão metodológica e expectativas dos professores e alunos. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.