Modelagem matemática na educação matemática: uma experiência com tecnologias digitais. -

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-12-14

Autores

Paula, Emanuely Alencar de Melo de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The use of mathematical modeling is a challenge for teachers and students. Among teachers there is a need for adaptation to new teaching methods, already among students being stimulated by these new ways of learning mathematics. Here we present the report and analysis of a work involving the mathematical modeling in conjunction with Digital Technology, through the development of an activity with a group of students, in the counter shift, of a school of the State Education Network. The main objective of the work was to provide the student with an opportunity to understand that Mathematics is part of their daily life, in an attempt to approach the content of quadratic functions in a practical way. Developed with a qualitative approach, through a case study, our research verified how students' understanding of quadratic functions is shown and what can be done to obtain better results using mathematical modeling with digital technology. We verified that an activity of this nature contributes to the students' understanding of quadratic functions, but the technology itself does not provide improvements, there is then the need for an effective work of the teacher in the conduction of the mathematical modeling process
O uso da modelagem matemática é um desafio para professores e alunos. Entre os professores existe uma necessidade de adaptação a novos métodos de ensino, já entre os alunos de serem estimulados por essas novas formas de aprender matemática. Aqui apresentamos o relato e análise de um trabalho envolvendo a modelagem matemática em conjunto com Tecnologia Digital, por meio do desenvolvimento de uma atividade com um grupo de alunos no contra turno de uma escola da rede Estadual de Ensino. O principal objetivo do trabalho foi proporcionar ao aluno uma oportunidade de compreender que a Matemática faz parte do seu dia a dia, numa tentativa de abordar o conteúdo de funções quadráticas de maneira prática. Desenvolvida com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, nossa pesquisa verificou como se mostra o entendimento dos alunos sobre funções quadráticas e o que pode ser feito para obter melhores resultados utilizando a modelagem matemática com Tecnologia Digital. Verificamos que uma atividade dessa natureza contribui para o entendimento dos alunos sobre funções quadráticas, porém a tecnologia por si só não proporciona melhoras, existe então, a necessidade de um trabalho efetivo do professor na condução do processo de modelagem matemática

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Tecnologia educacional, Modelos matemáticos, Matemática aplicada, Mathematics Study and teaching

Como citar

PAULA, Emanuely Alencar de Melo de. Modelagem matemática na educação matemática: uma experiência com tecnologias digitais. -. 2017. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.