Fragilização por hidrogênio em aços de baixa liga destinados ao transporte de óleo e gás

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Data

2017-10-30

Autores

Mingotti, Bruna Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The phenomenon of hydrogen embrittlement occurs very frequently in environments with presence of hydrogen sulphide (H2S) due to its dissolution generating H+ ions. This environment, known as sour, is of great importance for study due to its harmful impact on the environment, which can cause accidents with economic and even human losses in the oil and gas market. The continuous advance to improve the materials used for operation in these environments is imperative today, due to the projection of high oil consumption for the coming years in Brazil and in the World. In this work the theories behind hydrogen embrittlement in the most used steels in tubes, pressure vessels and naval structures were raised. It is HSLA (High Strength and Low Alloy) steels that are used in applications that require relatively low cost, good mechanical strength and good fracture toughness. The steels used to transport oil and gas are standardized by API 5L which defines the class of steels by their mechanical strength. With this, protection methods were developed for pipes already in service, and corrosion inhibitors are the most economically viable. In addition, methods of monitoring against hydrogen embrittlement were studied through hydrogen sensors that indicate the passage through the wall of the tubes, connected to online systems that detect the damage in real time
O fenômeno da fragilização por hidrogênio ocorre com muita frequência em ambientes úmidos com presença de sulfeto de hidrogênio (H2S) devido a sua dissolução gerando íons H+. Esse ambiente, conhecido como sour, é um grande problema devido ao seu impacto danoso ao meio ambiente, podendo causar acidentes com perdas econômicas e até humanas no mercado de óleo e gás. O contínuo avanço para melhoria dos materiais utilizados para operação nesses ambientes é imprescindível atualmente, devido a alta projeção no consumo de petróleo para os próximos anos no Brasil e no Mundo. Neste trabalho foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema da fragilização por hidrogênio nos aços mais utilizados em tubos, vasos de pressão e estruturas navais. São os aços ARBL (Alta Resistência e Baixa Liga) que são empregados em aplicações que requerem custo relativamente baixo, boa resistência mecânica e boa tenacidade à fratura. Os aços utilizados para transporte de óleo e gás são padronizados pela norma API 5L a qual define a classe dos aços pela sua resistência mecânica. Com isso, foram desenvolvidos métodos de proteção para os dutos já em serviço, sendo que os inibidores de corrosão são os mais viáveis economicamente. Além disso, foram estudados métodos de monitoramento contra a fragilização por hidrogênio, através de sensores de hidrogênio que indicam a passagem deste pela parede dos tubos, ligados a sistemas online que detectam o dano em tempo real

Descrição

Palavras-chave

Hidrogenio, Sulfetos, Corrosão, Hydrogen

Como citar

MINGOTTI, Bruna Silva. Fragilização por hidrogênio em aços de baixa liga destinados ao transporte de óleo e gás. 2017. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.