O processo de organização tópica em cartas de redatores de jornais paulistas do século XIX

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-31

Autores

Zanin, Isa Caroline Aguiar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho é parte de um projeto maior, intitulado “Projeto de História do Português Paulista” (ALMEIDA, 2006), também conhecido como Projeto Caipira, que estuda diferentes aspectos da história do português utilizado no estado de São Paulo, dentre eles a evolução de processos de construção textual, como a organização tópica. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é analisar o processo de organização tópica de cartas de redatores de jornais paulistas do século XIX. Os dois níveis de constituição desse processo são analisados: a organização intertópica, que consiste na combinação entre Segmentos Tópicos (SegTs) mínimos; e a organização intratópica, que é a estruturação interna de SegTs mínimos. O quadro teórico-metodológico é constituído por uma integração entre a Perspectiva Textual-Interativa (JUBRAN; KOCH, 2006) e a Teoria dos Atos de Fala (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1969). As cartas de redatores analisadas são extraídas de Barbosa e Lopes (2002), que, como parte do material usado pelo Projeto Caipira, reúnem cartas de redatores e cartas de leitores publicadas em diferentes jornais do estado de São Paulo durante o século XIX. O resultado do trabalho mostra que as cartas estudadas se caracterizam, no nível da organização intertópica, pela propriedade da unicidade intertópica, isto é, cada carta, via de regra, desenvolve um único tópico discursivo. No nível da organização intratópica, as cartas de redatores apresentam uma regra geral, que consiste na construção de uma unidade de Elaboração Tópica (na qual o redator dirige uma mensagem aos leitores/assinantes), a qual pode ser antecedida por uma unidade de Contextualização Tópica (que introduz o tópico da carta) e/ou seguida por uma unidade de Expansão Tópica (em que se discute a mensagem dirigida aos leitores/assinantes). Os resultados mostram também que, para distinguir uma unidade intratópica da outra, as cartas lançam mão de um mecanismo que envolve o uso de diferentes tipos de atos de fala em diferentes unidades. Além disso, as unidades se diferenciam umas das outras em termos da presença/ausência de verbos performativos.
This thesis is part of a broader research project named “Projeto de História do Português Paulista” (Almeida, 2006), also known as “Projeto Caipira”, which has studied different aspects of the history of Portuguese spoken in the State of São Paulo, Brazil. One of these aspects is the evolution of a set of text construction processes, including the process of topic organization. In this way, the purpose of this thesis is to analyze the topic organization process in editor’s letters published in newspapers of the State of São Paulo during de 19th century. Both levels of such process are analyzed: intertopic organization, which is the combination of minimal Topic Segments (SegTs); intratopic organization, which is the internal organization of minimal SegTs. The theoretical framework consists in an articulation between Textual-Interactive Grammar (Jubran and Koch, 2006) and Speech Act Theory (Austin, 1962; Searle, 1969). The editor’s letters analyzed are selected from Barbosa and Lopes (2002). These authors, as part of Projeto Caipira, have provided a set of editor’s letters and reader’s letters published in different newspapers of São Paulo during the 19th century. The results show that the letters under consideration are characterized, at the intertopic level, by intertopic unicity, that is, each letter normally has a single topic. At the intratopic level, the letters follow a general rule, which predicts the construction of a unit called Topic Elaboration (through which the editor directs a message to readers/subscribers); according to the rule, this unit may be preceded by a unit called Topic Contextualization (which presents the topic of the letter) and/or it my be followed by a unit named Topic Expansion (where the editor discusses the message elaborated before). The data also show that, as a mechanism to distinguish intratopic units, the letters use different types of speech acts in different units. In addition, these units are differentiated to each other based on the presence/absence of performative verbs.

Descrição

Palavras-chave

Organização tópica, Processos de construção textual, Carta de redator, Tópico discursivo, Topic organization, Text construction processes, Editor’s letters, Discourse topic

Como citar