Percepção dos estudantes de escolas públicas sobre bem-estar animal e ocorrência do tema em livros didáticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-09-25

Autores

Sitton, Heliton Aparecido

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A preocupação com o Bem-estar animal (BEA) e o respeito atribuído aos animais é uma realidade crescente em todas as esferas da sociedade. O (IBGE) em 2013 estimou que 44,3% dos domicílios do Brasil possuíam pelo menos um cachorro, dados como estes evidenciam a relação cada vez mais estreita entre o homem e o animal. Tal relação exige que práticas e cuidados voltados ao bem-estar dos animais sejam disseminados e assimilados para que haja harmonia nesta relação. Não existe melhor lugar para difundir os conceitos e práticas em bem-estar animal do que nas escolas, onde o acesso aos recursos didáticos é livre e amplo. Neste estudo, utilizamos os pressupostos teóricos de que cabe ao livro didático a função de auxiliar os estudantes a compreender a sociedade nos aspectos científicos, filosóficos e estéticos. Os objetivos do estudo foram verificar a ausência ou presença de informações sobre o tema bem-estar animal em livros didáticos de Ciências e Biologia e avaliar por meio de um questionário a percepção de 430 estudantes sobre o tema bem-estar animal, comparando a influência do perfil socioeconômico do bairro e o desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) na percepção dos estudantes por escola. A análise estatística consistiu na utilização de um teste não paramétrico de associação, Qui- Quadrado independente. As estatísticas foram consideradas significativas quando p<0,05. O estudo revelou que apenas um livro abordava assuntos relacionados ao bem-estar animal e a comparação entre as percepções dos estudantes de escolas localizadas em bairros menos favorecidos com as escolas centrais, se mostrou significante em apenas uma questão. Por meio dos resultados obtidos evidencia-se que o tema não está presente nos livros didáticos, assim como as percepções dos estudantes sobre o tema, independem do desempenho no (SARESP) e do perfil socioeconômico do bairro.
The Concern about Animal Welfare (BEA) and respect for animals is a growing reality in all spheres of society. The Brazilian Institute of Geography and Statistics (BIGS) in 2013 estimated that 44.3% of the households in the Brazil had at least one dog, this data is evidence of the increasingly close relationship between man and animal. Such a relationship requires care and practices aimed at the animal welfare that are disseminated and assimilated to this harmonious relationship. There is no better place to spread the concepts and practices in animal welfare than in an academic institution, in particular public schools, where access to resources are free and ample. In this study, we used the theoretical assumptions from textbooks to help students to understand scientific aspects of society, philosophical and aesthetic. The objectives of the study was to verify the absence or presence of information on animal welfare in Science and Biology textbooks and to evaluate applying a questionnaire the perception of 430 students on the subject of animal welfare, comparing the influence of the socioeconomic profile of the neighborhood and the performance in the System of Evaluation of the School Performance of the State of São Paulo (SESPSP) on students' knowledge. Statistical analysis consisted of the use of a non-parametric association test, independent Chi-Square. The statistics were considered significant when p <0.05. The study revealed that only one of the book dealt with issues related to animal welfare and the comparison between the student's knowledge from schools located in less favored districts with central schools, was not significant in 9 out of 10 questions, In the same study, a questionnaire was used to evaluate the influence of the socioeconomic profile of the neighborhood and the performance in (SESPSP) in the perception of students. Statistical analysis consisted of the use of a non-parametric association test, independent ChiSquare. The statistics were considered significant when p <0.05. The study revealed that only one of the book dealt with animal welfare issues and the comparison between the perceptions of students from schools located in less favored districts with central schools, was significant in only one question. Through the results obtained it is evident that the theme is not present in the textbooks, as well as the students' knowledge about the theme, are independent of the performance in the (SESPSP) and the socioeconomic profile of the neighborhood.

Descrição

Palavras-chave

Bem-estar Animal, Ensino fundamental e médio, Instituições acadêmicas, Livros, Animal welfare, books, school, education primary and secondary

Como citar