Ergonomia cognitiva do uso de relógio inteligente durante condução simulada de automóvel: movimento dos olhos e desempenho de motoristas experientes e novatos

Imagem de Miniatura

Data

2018-08-30

Autores

Silva, Gustavo de Andrade

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O relógio inteligente é um novo tipo de eletrônico para o punho com funcionalidades idênticas as de um celular, que também é utilizado por motoristas durante a tarefa de condução do veículo, representando uma nova forma de distração do motorista, e risco aumentado de acidentes no trânsito; uma demanda da ergonomia cognitiva. O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito do uso de relógio inteligente sobre motoristas experientes e novatos durante a condução simulada de automóvel, na tarefa de seguir o automóvel à frente, através da análise de movimento dos olhos, da cabeça e do desempenho na condução. Vinte motoristas experientes (EXP) e vinte motoristas novatos (NOV) realizaram a tarefa de seguir um carro à frente por um percurso de 2 km em quatro condições: somente seguir o carro (CAR), seguir o carro e receber uma notificação de texto no relógio inteligente (NOT), seguir o carro que freará de modo inesperado e brusco (FRE) e seguir o carro que freará de modo inesperado e brusco e, adicionalmente, receber uma notificação de texto (FNOT). Os dados do olhar, da cabeça e do desempenho na condução do automóvel foram submetidos à análise de variância de grupo (EXP, NOV) por condição de freada (CAR, FRE) por condição de notificação (NOT, FNOT) por tentativa (1, 2, 3). O desempenho da condução de veículo foi afetado pela freada do carro à frente e pelo uso do relógio inteligente ao receber notificação. Ao receber uma notificação no relógio, mudava-se o foco atencional do trânsito para realizar a leitura de texto, aumentando as chances de ocorrência de acidente. Experientes e novatos apresentaram diferentes estratégias para viabilizar a leitura do texto no relógio; experientes mostraram-se mais eficientes, mas ambos grupos desviaram o olhar da pista em detrimento da atenção, o que resultou em condição de risco.
Smartwatch is a new kind of electronic to be worn on the wrist with features similar to those of mobile phones, they are also being used by drivers during their driving task, representing a new form of distraction for drivers and increasing chances of traffic accidents. The goal of this project is to determine the use effect of smartwatches on experienced and novice drivers while driving on a simulated driving task following a vehicle ahead, through the analysis of eye and head movement and driving performance in a driving simulator. Twenty experienced drivers (EXP) and twenty novice drivers (NOV) will follow a car ahead for 2 kilometers in four conditions: follow a car ahead (CAR), follow a car ahead and receive a text message notification on the smartwatch (NOT), follow a car ahead that brakes abruptly (FRE) and follow a car ahead and receive a text message notification on the smartwatch while the car ahead brakes abruptly (FNOT). The gaze, head movement and driving performance data will be subjected to group variance analysis (EXP, NOV), with or without braking (CAR, FRE), with or without smartwatch notification (NOT, FNOT) and by trial (1, 2, 3). The diver’s performance showed to be affected by the car’s ahead braking and by the use of smartwatch during reading tasks. Attentional focus was shifted away from the road to the smartwatch when drivers tried to perform the reading task, thus increasing the chances of an accident. Experienced and novice drivers used different strategies to perform the reading task while driving; experienced drivers were more efficient but both groups shifted their gaze away from the road in detriment of their attention to the traffic, which resulted in risk conditions.

Descrição

Palavras-chave

Relógio inteligente, Condução de automóvel, Atenção, Movimento dos olhos, Freada, Ergonomia cognitiva, Smartwatch, Driving, Driving simulator, Attention, Eye movement, Braking, Cognitive ergonomics

Como citar